Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

CPI da Braskem: Senadores ouvem diretor da Agência de Mineração

Repórter Brasil Tarde

No AR em 12/03/2024 - 13:00

Voltamos com informações sobre a CPI da Braskem,  a Comissão de Inquérito do Senado que investiga danos ambientais em Maceió provocados pela mineradora. A CPI vai ouvir o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração, Mauro Henrique Moreira Sousa.

Glauco de Queiroz acompanha o depoimento e tem detalhes pra gente. Lembre quais foram os danos ambientais causados pela Braskem na capital alagoana.

A exploração de sal-gema em Maceió nas últimas décadas, em jazidas subterrâneas, provocou o afundamento do solo em vários bairros da cidade. Cerca de 60 mil pessoas, principalmente as que moravam perto da Lagoa Mundaú, tiveram que deixar suas casas a partir de 2020, devido a tremores que abalaram a estrutura dos imóveis.

Em 10 de dezembro do ano passado, a mina número 18 se rompeu na Lagoa Mundaú. O desastre ocorreu devido a falhas graves no processo de mineração, que causaram instabilidade no solo.

A companhia holandesa explorou sal-gema em Maceió entre 1976 e 2019. A polícia federal investiga irregularidades cometidas pela multinacional, como a apresentação de dados falsos que garantiam a segurança das minas.

Além de ser usado na cozinha, o sal-gema é um tipo de minério empregado na indústria química para produzir soda cáustica, sabão e outros produtos de higiene e limpeza.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 12/03/2024 - 16:40

Últimas

O que vem por aí