Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

RJ inaugura novo ponto de acolhimento à pessoas em situação de rua

Repórter Brasil Tarde

No AR em 27/03/2024 - 13:00

A cidade do Rio tem um novo ponto de acolhimento de pessoas em situação de rua. O espaço, que faz parte do programa "Seguir em Frente", da Prefeitura do Rio e oferece serviços básicos 24 horas por dia.

O objetivo é atender pessoas em situação de rua com os mais variados serviços. Agora são dois pontos de acolhimento na cidade, o inaugurado agora fica perto da Escola de Samba Mangueira na Zona Norte da cidade. O primeiro foi inaugurado em dezembro, na região central do Rio.

Um censo realizado há dois anos pela prefeitura revelou que o Rio tinha 7,8 mil  pessoas vivendo nas ruas, 82% eram homens e 40% vinham de outros municípios ou estados. Um dos empecilhos apontados por essas pessoas para conseguir sair da situação de rua é a falta de emprego.

Os pontos de apoio são unidades itinerantes instaladas nos locais onde há concentração de pessoas em situação de rua. Fica 24 horas de portas abertas e oferece banheiros, lavanderia, armários com cadeado, serviço de barbeiro, kits de higiene e vestuário, atendimento de prevenção em saúde e saúde mental. Tem ainda auxílio para emitir documentos e atendimento veterinário com vacinação para os animais. Quem desejar pode ser encaminhado para abrigos, unidades de moradia transitória ou de acolhimento de adultos da prefeitura.

Desde dezembro do ano passado, por um decreto do prefeito Eduardo Paes, o Rio de Janeiro realiza internação compulsória de pessoas em casos específicos como intoxicação grave, risco de suicídio ou qualquer situação de risco de vida iminente. Nessas casos, o atendimento inicial é feito pelo Corpo de Bombeiros ou pelo SAMU. E a decisão pela internação compulsória deve ser tomada por uma equipe médica. A medida é alvo de críticas da Defensoria Pública e do Ministério Público.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 27/03/2024 - 20:00

Últimas

O que vem por aí