Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Anúncios marcam fim da Conferência Nacional da Pessoa com Deficiência

Repórter Brasil Tarde

No AR em 17/07/2024 - 12:45

Depois de quatro dias de debates em Brasília, chega ao fim a 5ª Conferência Nacional da Pessoa com Deficiência. O presidente Lula, que participa da cerimônia de encerramento, anunciou, nesta quarta-feira (17), a criação do Sistema Nacional de Cadastro da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (SisTEA). A ideia facilitar a emissão padronizada da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). 

Também foi assinado um protocolo de intenções de estudo e pesquisa para a implantação da Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência. Essa avaliação vai além do modelo médico tradicional, reconhecendo a deficiência como uma interação de fatores biológicos, psicológicos e sociais. Essa avaliação é uma das principais reivindicações feitas na conferência, que reúne representantes de todo o país. 

O evento desta semana marcou a retomada da realização da Conferência Nacional da Pessoa com Deficiência após oito anos de interrupção. E deve ser encerrado com a entrega de uma carta de proposições aos governos estaduais, e que deve abranger pedidos de criação de uma cota de 10% para candidatos nas eleições, mais campanhas para combater o capacitismo e a criação de um auxílio-cuidador. 
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 17/07/2024 - 15:40

Últimas

O que vem por aí