Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Justiça absolve e determina a soltura de jovem preso por engano

Repórter Brasil Tarde

No AR em 24/07/2024 - 12:45

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu pela liberdade de um jovem de 24 anos, preso por engano em 2018, com base em reconhecimento fotográfico. Carlos Vitor Guimarães foi acusado de praticar um roubo de carga em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro. 

Para a corte do STJ, o reconhecimento por foto deve ser um indício para levar um suspeito à prisão, mas não deve ser o único. Na decisão do ministro Otávio de Almeida Toledo, ele decreta "a nulidade do reconhecimento fotográfico, bem como de todas as provas dele derivadas, o que, à mingua de elementos independentes, é insuficientes para comprovar a autoria do paciente, leva a sua necessária absolvição." 

A história do estudante de enfermagem Carlos Vitor Guimarães foi contada em um episódio do programa Caminhos da Reportagem, da EBC, exibido em maio deste ano. Ele foi condenado a uma pena de cerca de seis anos de reclusão. Carlos teve os documentos roubados após um assalto. A foto dele foi para um álbum de suspeitos da delegacia por um equívoco, o que gerou o engano no reconhecimento fotográfico. A família sempre pediu por justiça.
 

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 24/07/2024 - 15:05

Últimas

O que vem por aí