Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saúde da mulher negra é foco de evento em Brasília

Repórter Brasil Tarde

No AR em 24/07/2024 - 12:45

Representantes dos ministérios da Saúde, da Igualdade Racial e outras pastas do governo federal se reuniram nesta quarta-feira para tratar da saúde das mulheres negras. O encontro, que faz parte das celebrações do Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, que vai ser celebrado na quinta-feira (25), busca promover a saúde de maneira mais equitativa e inclusiva.

As mulheres negras são a maioria das usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), representando quase 61%. Por outro lado, quem atende no SUS também é majoritariamente composto por mulheres de todas as etnias, que representam 67%. Por isso, é importante definir uma agenda de combate ao racismo e também de valorização do trabalho dessas mulheres na área de saúde.

No evento, foram apresentadas ações já em andamento, como o levantamento dos dados sobre etnias nos atendimentos do SUS desde o ano passado. Esse levantamento tem como objetivo orientar a adoção de políticas públicas e verificar a efetividade das medidas implementadas.

Além do atendimento hospitalar, um tema importante abordado foi a violência contra mulheres negras. A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, destacou a necessidade de uma mobilização para que o Brasil atinja a meta de femicídio zero, além de mais medidas de combate ao racismo e a toda forma de violência contra a mulher.
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 24/07/2024 - 16:40

Últimas

O que vem por aí