Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Espírito Santo terá medidas restritivas de uso de água

Repórter Brasil Tarde

No AR em 24/09/2024 - 12:45

Desde o mês de abril, o Espírito Santo enfrenta uma severa estiagem. Para combater a crise hídrica, o governo do estado publicou uma resolução com orientações e medidas restritivas, principalmente para as indústrias e os produtores rurais. 

As restrições devem ser adotadas por indústrias e também por produtores rurais. Há também recomendações para as companhias públicas e privadas e serviços autônomos municipais de água e esgoto. Em relação à agricultura, a resolução determina a redução de 20% no volume diário de água outorgado para irrigação, bem como a indicação de priorizar os horários com menor incidência de calor, como o início da manhã e o fim da tarde. Já as captações voltadas às atividades industriais e agroindustriais precisam ser reduzidas em 25%.

As restrições impostas pelo estado de alerta sobre a situação hídrica no Espírito Santo não serão aplicadas em casos específicos da agricultura, como para a irrigação de hortaliças e em áreas de até dois hectares. Também não serão afetados pela redução os cultivos em estufas com sistema de irrigação por microaspersão, que utiliza gotículas de água, ou irrigação localizada, além do cultivo hidropônico e dos viveiros para a produção de mudas.

O estado de alerta foi definido pela Agência Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo e ficará em vigor até que a situação da estiagem se normalize no estado.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 24/09/2024 - 16:30

Últimas

O que vem por aí