Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Queimadas batem recorde em agosto e tempo segue quente e seco

Repórter Brasil

No AR em 12/09/2024 - 19:00

Nesta quinta-feira (12) foi publicado o Monitor do Fogo do MapBiomas. De acordo com o levantamento, agosto concentrou 49 % das queimadas dos oito primeiros meses do ano. Os focos de fogo no mês passado tiveram um aumento de 149%, na comparação com agosto do ano passado. E se compararmos a área queimada, seria equivalente ao estado da Paraíba, mais de 5,5 milhões de hectares. Só na Amazônia foram 2 milhões de hectares queimados. 

Outro dado preocupante é que apenas o cerrado, que já sofre com o avanço das fronteiras residenciais, comerciais e agrícolas, concentrou 43% dos focos de incêndio. 

E, de todos as queimadas registradas em São Paulo neste ano, 86% delas foram em agosto. 

Rio de Janeiro

Para os próximos dias o tempo segue com altas temperaturas em grande parte do país e mais de três mil cidades estão em alerta para a baixa umidade. Uma delas é a capital fluminense. 

A previsão de hoje indicava 36ºC no Rio de Janeiro. Mas a temperatura na cidade passou dos 41 graus durante a tarde, superando a marca de ontem, que foi de 40,4ºC . E esse é o inverno. O sistema Alerta Rio, da prefeitura, registrou 41,1ºC  no bairro de Guaratiba, zona oeste da cidade. Ontem, os termômetros já haviam ultrapassado a marca dos 40ºC  em Irajá, na zona norte. 

Além disso, a umidade relativa do ar ficou abaixo dos 12%, índice que indica estado de alerta, segundo a Organização Mundial da Saúde.

A última vez em que a cidade do Rio teve temperaturas tão altas tinha sido em 23 de agosto, quando os termômetros chegaram a 38 graus. A previsão é de um alívio no domingo, quando a máxima deve ser de apenas 33 graus.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 12/09/2024 - 20:35

Últimas

O que vem por aí