Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Luiz Fernando Córdova fala sobre cirurgia bariátrica e metabólica

Médico fala sobre os benefícios dos diversos tipos de cirurgia

Sem Censura

No AR em 22/08/2022 - 21:00

O diretor médico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Luiz Fernando Córdova é o convidado do Sem Censura desta semana. No programa, o médico fala sobre os benefícios dos diversos tipos de cirurgia bariátrica e metabólica disponíveis no Brasil. Além disso, os cuidados e riscos dos procedimentos também serão destaques no programa. 

A cirurgia bariátrica e metabólica, também conhecida como cirurgia da obesidade, ou, popularmente, redução de estômago, reúne técnicas destinadas ao tratamento da obesidade mórbida e ou obesidade grave e das doenças associadas ao excesso de gordura corporal ou agravadas por ele.

Segundo estudo publicado pelo Journal of the American Medical Association (JAMA), a cirurgia bariátrica e seus resultados metabólicos reduziram em 90% o risco de pacientes com obesidade desenvolverem a doença hepática grave, a cirrose, o câncer de fígado ou morte relacionada.

Desde 2020, o Ministério da Saúde classificou a cirurgia bariátrica como procedimento essencial, devido aos riscos que a obesidade causa para pacientes com Covid-19 e outras doenças. A recomendação integrou as Diretrizes da Atenção Especializada no Contexto da Pandemia de Covid-19.

A apresentação do programa, que agora é semanal, direto de Brasília e transmitido em rede sempre às segundas-feiras, às 21h, é da jornalista Marina Machado.

Contribuem como debatedores convidados desta edição, o jornalista Roberto Camargo, apresentador da TV Brasil, e a psicóloga Michele Pereira da Silva. Com linguagem clara e ritmo ágil, o programa explora perguntas dos debatedores e respostas do convidado, além de um bate-papo direto acerca das perspectivas para o tratamento da obesidade e do diabetes tipo 2 no país.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 19/08/2022 - 14:15

Últimas

O que vem por aí