A vida das televisões comerciais depende dos índices de audiência. Eles determinam o valor cobrado pelos anúncios que mantêm as emissoras. Mas audiência também é importante para as TVs públicas, que precisam saber a forma como o público recebe suas programações.
O Ver TV recebe Roseane Andrelo, professora de comunicação da Unesp de Bauru e autora do artigo TV a cabo – um estudo qualitativo da audiência; Renato Tavares Júnior, coordenador do curso de rádio e TV da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo; Regina Helena Diniz, jornalista e mestre em comunicação, TV digital e novas mídias pela Universidade Metodista de São Paulo. É autora do artigo A medição de audiência da TV digital aberta em tempos de segunda tela.
O Ver TV ainda traz entrevistas com Joe Lewis, diretor de projetos do BARB, instituição formada pelas emissoras de TV do Reino Unido, que mede a audiência da TV; João Francisco Meira, vice-presidente da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep); Artur Tenório, engenheiro de sistemas que desenvolve um programa de medição qualitativa da audiência.
Assista também ao conteúdo exclusivo para web:
As novas formas de assistir TV podem impactar as pesquisas de audiência
Artur Tenório defende a medição qualitativa da audiência
Joe Lewis: Novo modelo de medição de audiência está sendo desenvolvido no Reino Unido
Apresentação e edição: Lalo Leal
Produção Executiva: Vitor Chambon
Apoio a Produção: Patrícia Lima
Jornalista: Renato Fanti
Edição de Imagens: Mariana Velozo
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.