Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça modelo sustentável de agropecuária

Agro Nacional

No AR em 12/02/2023 - 09:00

O Agro Nacional vai ao norte do país, no estado do Acre, para conhecer um pouco das características da pecuária local. O rebanho do estado é considerado um dos melhores do Brasil e a atividade tem crescido a cada ano graças a alguns fatores, como o clima favorável da região.

Em Angatuba, no interior de São Paulo, conheça um novo sistema de manejo com as vacas chamado compost barn. O sistema visa a redução de custos, melhora dos índices produtivos e sanitários dos rebanhos e ainda possibilita o uso correto dos dejetos orgânicos provenientes da atividade leiteira. 

Conheça modelo sustentável de agropecuária com o Agro Nacional
Conheça modelo sustentável de agropecuária com o Agro Nacional - Divulgação/TV Brasil

Ainda no interior paulista, vamos até uma fazenda premiada que fica na área rural do município de Bocaina. A fazenda Retiro é a primeira e única produtora de macadâmia orgânica certificada no Brasil. Pelo seu trabalho focado na sustentabilidade, venceu a categoria agricultura de pequeno porte da primeira edição do prêmio Planeta Campo.

No município de Cerquilho, saiba algumas dicas relacionadas à produção de soja. Os produtores paulistas estão animados com as perspectivas para a nova safra e esperam uma boa colheita.

E vamos a uma fazenda de cria, recria e engorda que fica na região norte do país, no município de Capixaba - estado do Acre. Veja como é o trabalho na fazenda Santa Gertrudes e como é feita a recuperação de mata ciliar na propriedade.

No coração do Brasil - na região centro-oeste - vamos conferir o impacto da redução do abate de animais na emissão de gases de efeito estufa. Especialistas do setor se reuniram no interior de Mato Grosso do Sul para mostrar as melhores práticas de uma pecuária focada na sustentabilidade. 

Vamos falar também sobre as vantagens do confinamento na pecuária bovina de corte. A fazenda Campanário em Laguna Carapã foi pioneira na estratégia de confinamento e utiliza a técnica desde a década de 1980.

No município de Cocalinho, no vale do Araguaia, Mato Grosso, vamos conhecer mais um exemplo de pecuária sustentável. A fazenda Água Viva foi a vencedora da categoria pecuária na primeira edição do prêmio Planeta Campo. 

Na fazenda Roncador, que fica no município de Querência, em Mato Grosso, vamos conferir outro um modelo sustentável na agropecuária brasileira. Utilizando um sistema que integra pecuária regenerativa e agricultura de alta tecnologia, a fazenda funciona como um organismo agrícola vivo e conquistou o prêmio planeta campo de agricultura de grande porte.

O Agro Nacional é um programa da TV Brasil em parceria com o Canal Rural e apresentado por Jaqueline Silva. Exibido semanalmente, a atração leva ao telespectador reportagens especiais com informações sobre o universo Agro. É exibido aos domingos às 9h, com reprise aos sábados às 8h.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 09/02/2023 - 15:55

Últimas

O que vem por aí