Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba mais sobre o combate à cigarrinha na Bahia

A praga provoca perdas consideráveis nas lavouras de milho baianas

Agro Nacional

No AR em 19/03/2023 - 09:00

Neste episódio do Agro Nacional vamos ao nordeste do Brasil no estado da Bahia para saber as expectativas em relação à safra de milho -  a segunda cultura mais importante na região. Você vai ver como os produtores rurais estão combatendo a cigarrinha - uma praga que provoca perdas consideráveis nas lavouras de milho baianas.

Plantação de milho na Bahia
Plantação de milho na Bahia - Divulgação/TV Brasil

Em Itaberá, no interior de São Paulo, vamos ver como a integração entre agricultura e pecuária trouxe bons resultados para a Fazenda Cachoeira. A propriedade é uma referência em sustentabilidade mostrando que é possível ter uma pecuária eficiente e ainda cuidar do meio ambiente.

E no noroeste do estado de São Paulo, vamos até Rifaina - município que faz divisa com Minas Gerais - para conhecer um dos maiores projetos de piscicultura do país. O empreendimento é responsável pela produção de cerca de 800 toneladas de tilápia por mês, promovendo ainda a preservação da mata na região e com monitoramento da qualidade da água. 

Vamos continuar acompanhando a série Seu Dinheiro é Capim que tem como um dos objetivos exatamente desmistificar o ditado popular “meu dinheiro não é capim". Com uma linguagem leve e de fácil entendimento, a zootecnista Janaína martuscello apresenta informações e dicas sobre os capins com base científica. 

Vamos saber algumas dicas e orientações sobre o que deve ser feito para proporcionar uma boa nutrição aos cavalos. Você vai ver como o programa nutricional varia de acordo com a idade, gênero, raça entre outras características dos animais. 

Em Goianápolis, município do estado de Goiás, você vai conhecer a chamada capital do tomate. Com pouco mais de 10 mil habitantes, a cidade comercializou mais de 28 toneladas do fruto no ano passado na Ceasa de Goiás.

Produção de tomate em Goianápolis
Produção de tomate em Goianápolis - Divulgação/TV Brasil

Você sabia que o Brasil é o país que mais utiliza bioinsumos no mundo? Os bioinsumos são organismos vivos usados para melhorar a fertilidade do solo e também para o controle de pragas e doenças nas lavouras. Vamos conferir agora alguns exemplos de como a agropecuária brasileira já produz de forma sustentável.

A integração lavoura-pecuária vem crescendo nos últimos anos e consiste em uma estratégia que integra culturas anuais e pecuária na mesma área. Você vai ver algumas características desse sistema que além de contribuir para a preservação do meio ambiente ainda traz vantagens econômicas para os produtores.

Vamos falar ainda sobre uma área que ainda precisamos avançar muito: a coleta, separação e reciclagem do lixo. O Brasil gera mais de 80 milhões de toneladas de resíduos por ano, mas recicla apenas 4% de volume. Vamos conhecer uma iniciativa que pode contribuir para melhorar esse desempenho. 

O Agro Nacional é um programa da TV Brasil em parceria com o Canal Rural e apresentado por Jaqueline Silva. Exibido semanalmente, a atração leva ao telespectador reportagens especiais com informações sobre o universo Agro. É exibido aos domingos às 09h com reprise aos sábados às 08h.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 14/03/2023 - 11:15

Últimas

O que vem por aí