Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a produção de tilápia em Rifaina no interior paulista

Agro Nacional

No AR em 12/03/2023 - 09:00

Neste episódio do Agro Nacional vamos conhecer a curiosa história de uma médica que divide o tempo entre o consultório e a lavoura de grãos em Itapeva, interior de São Paulo. Você vai ver como a oftalmologista utiliza filosofias que aprendeu na medicina no mundo rural. 

Vamos até a Fazenda Paiaguás no Mato Grosso para ver como a implantação de uma biofábrica on farm ajudou a aumentar a produtividade no local. A biofábrica potencializa o manejo biológico de pragas e diminui o uso de insumos químicos trazendo benefícios ambientais e econômicos significativos. 

As pastagens têm um papel fundamental na pecuária bovina e quando são bem manejadas garantem baixos custos de produção, mas é preciso muita atenção a detalhes como taxa de lotação e plantas daninhas. Vamos ver algumas dicas e recomendações técnicas para garantir um bom pasto para alimentação de bovinos.

Vamos até a Bahia conhecer os benefícios do uso de insumos biológicos como biopesticidas, biofertilizantes e bioestimulantes nas lavouras. Uma das principais vantagens da utilização do controle biológico é a sua versatilidade sendo útil para um bom manejo do solo, controle de pragas e doenças e até mesmo para aumentar a eficiência dos insumos químicos. 

Vamos acompanhar a série Seu Dinheiro é Capim com Janaína Martuscello, zootecnista, doutora em forragicultura e professora da Universidade Federal de São João Del Rey, de Minas Gerais. Você vai saber a importância de tratar a pastagem como se fosse lavoura e entender o valor do capim.

Vamos falar sobre um animal que é nosso aliado há milênios nos ajudando em diversas áreas: o cavalo. Você vai ver também algumas diferenças entre a criação de equinos e bovinos. 

Falaremos também sobre a piscicultura - criação de peixes em ambientes controlados. Você vai conhecer como é a produção de tilápia no município de Rifaina no interior paulista.  O peixe foi introduzido no país na década de 50 e teve uma ótima adaptação nas águas doces brasileiras. 

Rio Grande em Rafaina, interior de São Paulo
Rio Grande em Rafaina, por Divulgação/TV Brasil

Confira também uma matéria deliciosa com receita e tudo! Você vai ver como as flores comestíveis são ricas em nutrientes e podem ajudar tanto no sabor como no visual de pratos requintados.

Flores comestíveis ricas em nutrientes
Flores comestíveis ricas em nutrientes, por Divulgação/TV Brasil

Vamos viajar até o município de Cruz Alta no Rio Grande do Sul para ver como a tecnologia tem contribuído no monitoramento da ferrugem asiática nas plantações de soja. A ferrugem asiática é a principal doença que atinge a cultura da soja no Brasil e provoca perdas consideráveis aos agricultores. 

O Agro Nacional é um programa da TV Brasil em parceria com o Canal Rural e apresentado por Jaqueline Silva. Exibido semanalmente, a atração leva ao telespectador reportagens especiais com informações sobre o universo Agro. É exibido aos domingos às 09h com reprise aos sábados às 08h.
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 09/03/2023 - 12:25

Últimas

O que vem por aí