Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Como a Bahia tem adotado estratégias sustentáveis na produção agrícola

Agro Nacional

No AR em 25/06/2023 - 09:00

O Agro Nacional inédito que a TV Brasil leva ao ar neste domingo (25), às 9h, desembarca no município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado da Bahia, para conferir como a região tem adotado estratégias sustentáveis no desenvolvimento de sua produção agrícola. Certificada pelo programa Algodão Brasileiro Responsável, a produção de algodão é um dos exemplos de como os produtores da região estão se adaptando à agenda ESG.

Agro Nacional 1
Divulgação/TV Brasil

O público também confere como  a tecnologia tem contribuído para a evolução da pecuária e a importância de um apoio técnico para auxiliar os produtores rurais na gestão. O uso de drones, máquinas automatizadas e pulverizadores precisa vir acompanhado de uma assistência técnica qualificada para ajudar os produtores com as novas tecnologias.

O episódio mostra ainda quais são os cuidados que os suinocultores devem ter no preparo que antecede o abate dos animais. Fazer o jejum adequadamente, manter o ambiente sem muitos ruídos e encaminhar os porcos para os caminhões em pequenos grupos são medidas importantes antes do abate.
Outra reportagem destaca algumas plantas forrageiras que se adaptaram perfeitamente às condições climáticas do sertão nordestino. O capim buffel originário da África e a palma forrageira que tem origem no México são duas ótimas opções utilizadas na alimentação de bovinos na região do semiárido brasileiro.

Agro Nacional 2
Divulgação/TV Brasil

No município de Carmo do Paranaíba, no estado de Minas Gerais, uma matéria deliciosa registra a produção de queijos na região. A Fazenda Eudes Braga é uma das maiores produtoras de queijo de leite cru do Brasil e seu queijo minas artesanal tem se destacado em vários concursos.

A equipe de produção do programa também foi até o município de Colina, no interior de São Paulo, para conferir dicas importantes sobre o que fazer com os rebanhos bovinos no período da seca. A reportagem revela quais procedimentos devem ser adotados na fazenda quando as águas secam. Entre eles estão a atenção com o pasto e a suplementação do gado.

Em uma comunidade ribeirinha do Arquipélago do Bailique, estado do Amapá, a atração da emissora pública mostra como funciona um novo modelo de educação que é diferente do tradicional. A Escola Família Agrícola é uma iniciativa da associação de moradores e sindicatos rurais com foco não apenas na alfabetização tradicional, mas também na preparação dos filhos dos produtores rurais para as atividades agrícolas.

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 29/06/2023 - 18:05

Últimas

O que vem por aí