Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Agro Nacional acompanha debate sobre agropecuária sustentável

Agro Nacional

No AR em 18/06/2023 - 09:00

A equipe de reportagem do programa foi até Barreiras, no interior da Bahia, para conferir os detalhes de um evento focado no desenvolvimento da agropecuária sustentável na região. Lá foram discutidos temas como as razões do crescimento do rebanho bovino no estado, novas técnicas para prevenção de doenças no gado, o investimento em novas estratégias de pastagens, entre outros.

No sertão nordestino, a atração da emissora pública mostra de que forma estratégias sustentáveis, como o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta, têm trazido bons resultados para a produção local. Com apoio da Embrapa Semiárido, o sistema ILPF passou por adaptações aproveitando as características do clima semiárido com diferenças nas culturas envolvidas nas rotações e também nas espécies arbóreas. 

Ao longo da edição deste domingo, o público também conhece a importância de uma boa alimentação para o desenvolvimento adequado de suínos nas granjas. A qualidade da ração, a procedência da origem do alimento, a qualidade da água e a manutenção de comedouros e bebedouros limpos estão entre os principais fatores para garantir uma boa nutrição aos animais. 

No Arquipélago do Bailique, no estado do Amapá, uma matéria mostra como evoluiu a produção de açaí no local e como uma cooperativa ajudou no desenvolvimento mais sustentável da exploração do fruto.

O Agro Nacional foi também até uma fazenda em Tapuirama, distrito de Uberlândia, Minas Gerais, para saber um pouco mais sobre a produção do famoso queijo minas artesanal da região. A premiada queijaria Ouro das Gerais produz a iguaria a partir do leite da vaca jersey - considerado um dos melhores leites tanto no sabor como em seu valor nutritivo.

Outra reportagem traz um breve panorama sobre a produção brasileira de frango e acompanha as perspectivas para este ano no setor, conferindo ainda os benefícios nutricionais do consumo dessa proteína.O Brasil é líder global na exportação de frango desde 2004 e é também o maior exportador de carne de frango com certificação halal - uma exigência de muitos países islâmicos. 

No município de Rifaina, interior de São Paulo, o programa revela como se dá a produção de tilápia. O peixe foi introduzido no Brasil na década de 1950 e teve uma ótima adaptação nas águas doces brasileiras.

A atração da emissora pública faz ainda uma viagem pelo mundo mostrando como o agro brasileiro é importante na exportação de proteínas como carne de porco e frango para diversos países. O Brasil se destaca como um dos protagonistas no cenário mundial na produção de aves e suínos e em alguns mercados ainda há espaço para crescimento. 
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 22/06/2023 - 17:55

Últimas

O que vem por aí