Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba mais sobre o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta

Agro Nacional

No AR em 30/04/2023 - 09:00

Neste episódio do Agro Nacional vamos até o município de Brotas no interior de São Paulo para ver como funciona um sistema de integração lavoura-pecuária-floresta - ILPF. A estratégia utiliza diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área contribuindo para um desenvolvimento mais sustentável. 

Sistema ILPF em Brotas (SP)
Sistema ILPF em Brotas (SP) - Divulgação/TV Brasil

Você vai conhecer uma iniciativa focada em aumentar a conscientização para um desenvolvimento econômico sustentável. O Instituto Jatobás é uma organização da sociedade civil que atua em Pardinho, município do interior de São Paulo, e no Campo Belo, bairro localizado na capital, próximo ao aeroporto de Congonhas.

Vamos ver a importância da desinfecção como um dos pilares para garantir a biosseguridade nas granjas. A limpeza começa já na chegada dos caminhões com as matrizes, passa pela descontaminação das pessoas que acessam os aviários e a paramentação correta dos trabalhadores entre outros protocolos.

Você vai acompanhar mais um episódio da śerie Cupim, sabor de Nelore com muita moda de viola, boa comida e um papo descontraído sobre a raça nelore e um dos cortes preferidos dos brasileiros. A veterinária e pesquisadora Lenise Mueller vai contar um pouco sobre seus estudos avaliando a qualidade e características da carne bovina e a mestra churrasqueira Júlia Carvalho vai preparar um delicioso cupim casqueirado. 

Vamos até Dubai nos Emirados Árabes Unidos conferir uma das maiores feiras de alimentos e bebidas do mundo. A Gulfood reúne grandes empresas da indústria mundial de alimentos - incluindo muitos empreendedores brasileiros. O evento é conhecido por trazer inovações e gerar transações bilionárias do setor.

Você vai conferir mais um pilar muito importante na garantia da biosseguridade das granjas de aves. A proibição do compartilhamento de mão-de-obra e equipamentos entre aviários é uma medida que contribui para evitar a contaminação dos animais e dos ambientes.

Biosseguridade em granja de aves
Biosseguridade em granja de aves - Divulgação/TV Brasil

Vamos ver ainda o que rolou em um evento do Agroven - uma rede formada por famílias e empresários do agronegócio, com objetivo de fomentar a inovação no setor. O evento foi sediado em Piracicaba, interior de São Paulo, em um dos principais hubs de inovação do agronegócio no país e o maior de toda a américa latina - o AgTech Garage. 

O Agro Nacional é um programa da TV Brasil em parceria com o Canal Rural e apresentado por Jaqueline Silva. Exibido semanalmente, a atração leva ao telespectador reportagens especiais com informações sobre o universo Agro. É exibido aos domingos às 09h com reprise aos sábados às 08h.
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 25/04/2023 - 10:30

Últimas

O que vem por aí