Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entenda a importância da aclimatação para a saúde do animal

Agro Nacional destaca a necessidade do gado se adaptar ao novo habitat

Agro Nacional

No AR em 17/07/2022 - 09:00

Neste episódio do Agro Nacional vamos ver como a aclimatação é um fator muito importante quando falamos em bem-estar animal. Quando os bois chegam na fase de confinamento, eles precisam se adaptar ao local, à água, alimentação e aos tratadores. Dessa forma eles ficam mais tranquilos e com a saúde melhor. Essa fase de aclimatação é muito importante para um manejo cuidadoso dos animais e um acompanhamento mais eficiente das condições de saúde do gado.

Vamos conhecer uma raça de cavalos com excelente marcha picada, além de ser um animal dócil e completo. Ele é o Arlequim Serra Bela, um animal com movimentação muito boa e excelente morfologia, além de ser um grande campeão. O Arlequim Serra Bela, por todas as características que possui, é um cavalo muito premiado e querido pelos criadores. 

Para ajudar a preservar a vitalidade do solo, a cultura da soja pode ser rotacionada com outras culturas, como o milheto, braquiária, aveia e tremoço, isoladamente ou misturadas. Vamos saber um pouco mais sobre esse assunto e sua aplicação em uma fazenda em Rolândia, no Paraná. A rotação de cultura pode reduzir em até quarenta por cento a aplicação de insumos. Além disso, ela quebra o ciclo de pragas e doenças da soja, resultando em uma lavoura mais saudável e produtiva.

O tratamento de sementes da soja é um recurso utilizado pelos cultivadores para o controle de pragas e doenças e aumentar a produtividade, melhorando o custo benefício e potencializando a genética dos grãos. Vamos ver como essa técnica é utilizada nas lavouras e suas vantagens. A tecnologia é sempre uma aliada do agricultor e o tratamento das sementes de soja é um recurso que contribui muito com a melhoria do desempenho das lavouras. 

Preocupados com a preservação ambiental e as mudanças climáticas, produtores estão cultivando o café de baixo carbono ou carbono neutro. Isso quer dizer que as propriedades devem ter um cultivo que reduza as emissões de carbono na atmosfera. Essa medição é feita através de várias técnicas que você vai conhecer em uma reportagem especial. 

Criação de suínos
Criação de suínos - Divulgação/TV Brasil

Você ainda vai ver uma matéria sobre a criação de suínos. O ponto de partida de tudo isso é a unidade disseminadora de genes, onde são coletadas as doses de sêmen que serão utilizadas nas inseminações. Esse processo garante a reprodução de animais com as melhores características genéticas.

Vamos conhecer algumas histórias de criadores de suínos que seguiram os passos da família mantendo vivos os trabalhos de seus pais através da sucessão familiar. 

E ainda nesta edição vamos ver como o Agro 4.0 favorece a melhoria da qualidade do solo permitindo grandes colheitas. Com inovação e tecnologia o mundo agro fica cada vez mais eficiente e rentável.

O Agro Nacional é um programa da TV Brasil em parceria com o Canal Rural e apresentado por Jaqueline Silva. Exibido semanalmente, a atração leva ao telespectador reportagens especiais com informações sobre o universo Agro. É exibido aos domingos às 09h00 com reprise aos sábados às 08h00.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 12/07/2022 - 15:55

Últimas

O que vem por aí