Apesar de ser diretor de televisão, Mauro Mendonça Filho se encanta pelas possibilidades de representação do teatro, principalmente pela técnica de construção cênica conhecida como “Caixa-preta”. Esta linguagem usa apenas um cenário, com as paredes todas pretas e alguns poucos elemento de cena.
“Você tem que representar o mundo com pequenos elementos e principalmente com a emoção do ator. A Caixa-preta me deixa maluco com a capacidade infinita de você representar imagens”, diz
Para o diretor este tipo de construção cênica se opõe ao proposto pela televisão. Na TV, o diretor deve captar uma realidade através das câmeras para depois exibi-la dentro da pequena tela do televisor. Há um filtro entre o que é gravado e o que é transmitido.
Segundo Mendonça Filho, enquanto o espaço cênico do teatro começa do mínimo para expandir e utilizar a imaginação do público, a televisão parte de algo maior e tenta conter a ação para ser entendida pelo telespectador em casa.
Saiba mais sobre o ofício de direção de TV e teatro com Mauro Mendonça Filho no próximo Arte do Artista. Dia 6 de outubro, à meia-noite de terça par quarta.
Assista também: O estilo de direção de Mauro Mendonça Filho
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.