Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Arte Postal: comunicação e generosidade

Brasil Visual traça um panorama desse movimento artístico a partir das

Brasil Visual

No AR em 12/07/2016 - 02:59

Artista recifense Daniel Santiago, cuja produção em arte postal destaca-se pela série FOME, que reflete a crise sociopolítica do Brasil.Uma das frases que melhor define a arte postal é a do artista alemão Robert Rehfeldt: “Sua caixa postal é a minha galeria.” A frase atesta a generosidade envolvida no modus operandi dos artistas postais, que se apropriam dos meios de comunicação escrita e formulam redes políticas, sem deixar de lado o carinho existente entre amigos que costumam trocar cartas.

Artistas postais enviam e recebem poemas, ilustrações, envelopes decorados, pequenos objetos, entre outras efêmeras. Inúmeros trabalhos chegam ao destino contendo o endereço de outros interessados, proporcionando a multiplicação constante de itinerários. As fronteiras nacionais e os limites burocráticos são absolutamente desrespeitados.

Na América Latina, as primeiras manifestações da arte postal aconteceram nos anos 60. Em seu auge, na década de 1970, o movimento assumiu um cunho político e marginal.

Para os artistas, a Internet foi incorporada de modo natural, uma vez que o movimento sempre se usou de tecnologias inovadoras que iam surgindo, como aerogramas (pré-selados), telegramas, telex, fax (cuja transmissão em tempo real abordava a questão da desmaterialização e rematerialização da obra de arte).

Assista também: Saiba o que é Arte Correio

Apresentação: Cabelo
Direção: Rosa Melo e Anna Azevedo

 

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 08/10/2015 - 19:24 e atualizado em 11/07/2016 - 10:33

Últimas

O que vem por aí