Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saúde em alerta: vacinar é preciso

Surto de sarampo e febre amarela no país volta a assustar população

Caminhos da Reportagem

No AR em 05/04/2018 - 21:45

O Caminhos da Reportagem trata de duas doenças que são velhas conhecidas dos brasileiros e que voltaram a assustar a população: o sarampo e a febre amarela.

A ocupação maior de áreas silvestres e a grande circulação da população pelo país fizeram com que o número de casos da febre amarela aumentasse sensivelmente desde o ano passado. Para evitar que o vírus chegue a áreas urbanas de maior densidade habitacional, o Ministério da Saúde optou por uma campanha nacional de imunização. Desde 1942 não há casos de febre amarela urbana no Brasil e a intenção é evitar que o vírus chegue aos grandes centros, o que obrigaria uma vacinação em massa.

Já o sarampo, doença que há alguns anos estava erradicada no país, voltou a surgir no estado de Roraima, onde pelo menos duas pessoas já morreram. O surto da doença se desenvolve no mesmo período do auge da imigração venezuelana. No país vizinho, os surtos são comuns e não há vacinação eficiente. Mesmo o vírus tendo vindo do outro lado da fronteira, o surgimento de casos entre brasileiros mostra que a cobertura vacinal não era suficiente para combater a doença. Até 10 de abril, Roraima realiza uma grande campanha de vacinação para evitar que o sarampo se alastre novamente.

Essa edição também ressalta a importância de estar em dia com a carteira de vacinação, tanto para crianças como para adultos. Vamos mostrar a evolução na imunização da população brasileira e a eficiência do processo no combate a graves problemas, como a poliomielite (paralisia infantil). 

Saúde em alerta: vacinar é preciso
Saúde em alerta: vacinar é preciso - Divulgação

Ultimas

O que vem por aí