Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A Rota do Cangaço

Acompanhe o programa Caminhos da Reportagem na TV Brasil

Caminhos da Reportagem viaja pelo sertão do Nordeste e revela detalhes do cangaço, um dos períodos mais violentos da história do Brasil.

Personagens como Antônio Silvino, Corisco e Lampião ainda despertam admiração e ódio nas cidades, vilas e povoados no nordeste. Os lugares foram palco dos constantes confrontos entre a polícia e os cangaceiros.

Conhecido pela violência do seu bando, mas também pela defesa dos necessitados, Lampião foi o mais importante líder do cangaço na região. Estrategista, derrotava com frequência as polícias volantes que o perseguiam.

Ainda hoje, as pessoas relembram o Confronto da Serra Grande, Pernambuco, onde Lampião derrotou um batalhão de 300 homens, em 1926. Temido pelas autoridades, foi convidado a se aliar às forças que combateram a Coluna Prestes no Nordeste.

Com a colaboração de estudiosos e pesquisadores, o programa mostra a influência dos cangaceiros nos costumes da época e na vida das mulheres. E as histórias de algumas delas, como Maria Bonita, mulher de Lampião, e Dadá, companheira do temido Corisco. 

Clique aqui para navegar no mapa por onde a equipe do Caminhos da Reportagem passou e conhecer algumas das curiosas histórias que foram descobertas ao longo da rota.

 
Bando de Lampião.  Foto de  Benjamin Abrahão

Reportagem: Carina Dourado
Imagens: Osvaldo Alves
Edição de Imagens: Davi Nascimento
Finalização: Márcio Stuckert e Hugo Carmelo
Edição: Roberto Piza 

Criado em 27/08/2013 - 12:35 e atualizado em 09/09/2013 - 20:50

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí