Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Batismo de Sangue

Drama mostra a história de frades na luta contra a ditadura militar

Cine Nacional

No AR em 28/11/2014 - 02:00

Batismo de SangueEm São Paulo, no final dos anos 1960, o convento dos frades dominicanos torna-se uma trincheira de resistência à ditadura militar que governa o Brasil. Movidos por ideais cristãos, os freis Betto, Oswaldo, Fernando, Ivo e Tito passam a apoiar o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado por Carlos Marighella.

Frei Betto segue para um convento no sul do Brasil, onde ajuda perseguidos políticos a passarem pela fronteira. Vigiados pela polícia, Frei Fernando e Frei Ivo acabam presos e torturados. A polícia descobre como são feitos os contatos entre Marighella e os dominicanos e prepara uma emboscada para matá-lo. O convento é invadido, Frei Tito é preso. Em Porto Alegre, Frei Betto também é preso e os dominicanos são transferidos para um presídio em São Paulo.

Frei Tito é interrogado e sofre terríveis torturas. Meses depois, um grupo guerrilheiro sequestra o embaixador suíço no Brasil, exigindo a libertação de setenta presos, entre eles Frei Tito. Contra sua vontade, Frei Tito é mandado para o exílio e vai viver na França.

Mesmo longe do Brasil, Tito não consegue ficar livre de seus carrascos. Por onde passa, acredita estar sendo vigiado e ameaçado. Com intuito de pôr fim ao seu martírio e se livrar de seus perseguidores, Frei Tito comete suicídio.

O roteiro do longa "Batismo de Sangue" é uma adaptação do livro homônimo de Frei Betto, vencedor do prêmio Jabuti. O filme dirigido por Helvécio Ratton ganhou os prêmios de Melhor Diretor e Melhor Fotografia no Festival de Brasília. Reprise. 110 min.

Cena do filme "Batismo de Sangue", adaptação do livro homônimo escrito por Frei Betto




Ano: 2007. Gênero: drama. Direção: Helvécio Ratton, com Caio Blat, Daniel de Oliveira, Ângelo Antônio, Léo Quintão, Odilon Esteves, Cássio Gabus Mendes, Marcélia Cartaxo, Marku Ribas, Murilo Grossi, Renato Parara e Jorge Emil.

Classificação Indicativa: 14 anos

Ultimas

O que vem por aí