Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Orestes

Uma reconstituição da abertura política no final da década de 1970

Passado Presente – Resistência Sindical

No AR em 02/04/2023 - 22:00

O filme é uma adaptação da tragédia grega Orestes de Ésquilo, entrecruzada e atualizada com a história do período em que os militares comandavam o país. A filha de uma militante política traída e executada, um policial, uma defensora da pena de morte, um ex-preso político, pais que perderam seus filhos e uma enfermeira que lida diariamente com o resultado da violência são alguns dos personagens que se confrontam nesta reflexão sobre os mecanismos da justiça e as possibilidades de resgate das culpas e dívidas de várias gerações. 

O filme retrata a trajetória de Ñasaindy de Araújo Barret, filha dos militantes de esquerda José Maria Ferreira de Araújo e Soledad Barrett Viedma. Após a morte de José Maria (1970), Soledad teve um relacionamento amoroso com Cabo Anselmo, agente duplo da ditadura. Ele depois viria a delatá-la e participar do episódio que levou a sua morte, junto com cinco outros militantes, no ataque que ficou conhecido como Massacre da Chácara São Bento (1973).

A dor de Ñasaindy se junta a de outro militante da esquerda sobrevivente do DOI-Codi. E a de famílias das novas vítimas da repressão policial – garotos jovens, na maior parte das vezes negros e pobres, que caem sob a bala da polícia.

O longa também conta com uma boa dose de ficção quando um júri simulado entra em cena para investigar como a ditadura militar deixou marcas profundas nas narrativas oficiais e na subjetividade dos brasileiros.

Este recurso narrativo remete à tragédia grega de Ésquilo e promove o seu encontro com a história do Brasil. Na trilogia grega Oresteia, o personagem Orestes mata a mãe para vingar a morte do pai. No julgamento que vemos no documentário, dá-se o inverso.

Especial Passado Presente recebe Jurema Werneck e Luiz Eduardo Soares - TV Brasil

No Especial, a diretora-executiva da Anistia Internacional no Brasil, Jurema Werneck, e o antropólogo Luiz Eduardo Soares debatem sobre o tema "sistema de justiça e direitos humanos".

Direção: Rodrigo Siqueira | Ano: 2015 | Duração: 1h e 33min | Tema: sistema de justiça e direitos humanos.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 30/03/2023 - 15:10

Últimas

O que vem por aí