Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Diálogo Brasil debate o uso da água na produção de alimentos

Grande parte da água no Brasil é usada para a irrigação

Diálogo Brasil

No AR em 19/03/2018 - 22:15

Quase 72% da água disponível no Brasil para utilização é usada para a irrigação. Esse número está um pouco acima da média mundial que, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), é de cerca de 70%. Outro dado que chama atenção é que 60% dessa água é perdida durante o processo de irrigação ou por evaporação. Então, como fazer para aumentar a produção de alimento para o consumo da população e ao mesmo tempo economizar esse recurso indispensável para a vida?

O Diálogo Brasil recebe o representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil, Alan Bojanic, e o coordenador de sustentabilidade da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), Nelson Ananias Filho, para debater soluções para esta equação complexa.

Diálogo Brasil debate o uso da água na produção de alimentos
Diálogo Brasil debate o uso da água na produção de alimentos - Divulgação/TV Brasil

Para o representante da CNA houve, nos últimos anos, um aumento na produção e na qualidade dos produtos agrícolas e que, essa produção, veio acompanhada de mais sustentabilidade em relação à água e mais eficiência, porque se produz mais no mesmo espaço. Para ele também é necessário continuar a investir em tecnologia. “O uso de defensivos foi o que permitiu a nossa revolução e o aumento de produtividade. Se existe um princípio ativo para consumo, ele foi muito bem estudado, então ele tem que ser seguro”, diz Nelson Ananias Filho ao rebater críticas sobre a contaminação dos mananciais de água provocada pelo uso de agrotóxicos.

Alan Bojanic afirma que há um papel importante na cobrança pelo uso da água na agricultura, para que o produtor dê a ela mais importância e a use racionalmente. E também acredita que os sistemas de irrigação devem ser mais eficientes para evitar o desperdício. Outro ponto destacado pelo representante da ONU é o uso responsável dos agrotóxicos nas plantações. “Temos que ter bem claro as implicações do uso desses produtos: a produção, a necessidade de alimentos. A solução não está em proibir, mas em ter uma regra muito clara e na implementação dessa regra. Tem que ter regularização para proibir que um praguicida contamine os lençóis freáticos”, defende Bojanic.

Também participam por vídeo desse debate a secretária de meio ambiente Contag, Rosmari Malheiros; o pesquisador da Embrapa Cerrado, Lineu Neiva Rodrigues; e o representante do ISA, Paulo Junqueira.

O jornalista Estevão Damázio comanda o Diálogo Brasil, que vai ao ar toda segunda-feira, às 22h15, na TV Brasil.

Ultimas

O que vem por aí