Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Diálogo Brasil ensina a cuidar do coração

O programa dá dicas para quem está disposto a começar o ano dedicando

Diálogo Brasil

No AR em 04/01/2017 - 03:45


O Diálogo Brasil recebe o cardiologista José Roberto Barreto, presidente da Sociedade de Cardiologia do Distrito Federal, e o nutrólogo Denizard Alexandre Ferreira.

O programa também exibe depoimentos do diretor clínico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Marcelo Ferraz Sampaio; do diretor do Instituto de Cardiopatia Lipídica (Incor), Raul Dias Santos Filho; e do geriatra Flávio Luiz Alves de Noronha, da Secretaria de Saúde do DF.

Dados do Hospital do Coração, de São Paulo, mostram que as doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 30% das mortes no Brasil. As principais vítimas são os homens com mais de 55 anos de idade. E as causas mais frequentes são o tabagismo, a hipertensão, o estresse, o elevado nível de gordura no sangue, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, o fator genético e o excesso de peso.

Segundo José Roberto Barreto, o tabagismo é o grande vilão. Mas ele também alerta para os perigos do acúmulo de gordura em torno da cintura,  que pode desencadear uma síndrome metabólica, outro grave fator de risco. O presidente da Sociedade de Cardiologia do DF ensina a calcular o índice de massa corporal (IMC), medida internacional que define se a pessoa está no peso certo, com sobrepeso ou obesa.

Denizard Ferreira alerta ainda para a necessidade de as pessoas adotarem um estilo de vida mais saudável, com alimentação adequada – que ele sintetiza como uma comida colorida e em quantidade satisfatória para uma nutrição sem excessos -, e a prática de exercícios físicos. No programa, apresentado pela jornalista da TV Brasil Soane Guerreiro, os dois médicos tiram dúvidas da população sobre formas de prevenção e ainda comentam sobre políticas públicas.
 




Direção: Cintia Vargas
Produção: Adriano Lafetá e Ana Passos
 

Ultimas

O que vem por aí