Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Resistir é Preciso

Ducumentário relata a resitência da imprensa brasileira na ditadura

"Resistir é Preciso" resgata a trajetória da imprensa brasileira que resistiu e combateu o golpe militar. Traz depoimentos e material historiográfico de jornalistas que atuaram em três frentes de combate: a imprensa alternativa, a clandestina e a que atuava no exílio.

Narrado pelo ator Othon Bastos e dirigido por Ricardo Carvalho, o documentário recupera a história de jornais alternativos, como o PifPaf, o Pasquim, Bondinho, Opinião e outros mais, permitindo conhecer as dificuldades de produção, as perseguições e manobras para mantê-los em circulação.

Aguinaldo Silva e outras personalidades contam o dificuldade que a imprensa enfrentou na época do regime militar
Aguinaldo Silva e outras personalidades contam o dificuldade que a imprensa enfrentou na época do regime militar - Divulgação

Para relembrar e construir essas histórias, o filme “Resistir é Preciso” conta com depoimentos de jornalistas como Audálio Dantas, Juca Kfouri, Laerte, Raimundo Pereira, Paulo Moreira Leite, Bernardo Kucinsky, José Hamilton Ribeiro, entre tantos outros além de personalidades como Aguinaldo Silva, Ziraldo, Chico e Paulo Caruso. Com dezenas de entrevistas, o longa cita aproximadamente 100 publicações. Reprise. 52 min.

Ano: 2014. Gênero: documentário. Direção: Ricardo Carvalho, com Audálio Dantas, Juca Kfouri, Laerte, Raimundo Pereira, Paulo Moreira Leite, Bernardo Kucinsky, José Hamilton Ribeiro, Aguinaldo Silva, Ziraldo, Chico Caruso, Paulo Caruso. Narração: Othon Bastos.

Classificação Indicativa: 12 anos

Ultimas

O que vem por aí