Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Luís Bernardo chega em São Tomé

David e Ann deixam a Índia

Equador

No AR em 07/11/2013 - 01:30

 


Luís Bernardo chegando a São Tomé

No episódio desta quarta (03), às 23h30, a realidade e o ambiente de São Tomé e Príncipe. Novos personagens surgem ansiosos com a chegada do novo Governador. Enquanto soam os três apitos do paquete Zaire, toda a população da ilha começa a desviar a sua atenção em direção à baía.


Na Cervejaria Elite, palco das discussões políticas entre os senhores da colônia, estão o proprietário, o holandês Thomas, e seu assistente, o jovem mulato Aristides. Além de seus habituais clientes, o curador Germano Valente e o procurador João Patrício, também comentam a chegada do novo Governador. Ouvem-se os tiros de canhão, disparados da Fortaleza de S. Sebastião e coordenados pelo Major Benjamim das Neves.


Simultâneamente, na Farmácia Faria, detentora do comércio mais rentável da colônia, Eduarda e Leonor estão impacientes com a chegada do novo Governador e questionam-se como ele será fisicamente. Eduarda é filha do viúvo Antônio Maria, proprietário da Farmácia. Antônio Maria é fanático pelos poderes curativos das plantas. Mais que um farmacêutico, é um cientista que se converteu num explorador. Assim, com o pai muitas vezes ausente nas suas expedições pela mata, Eduarda é quem mais trabalha atrás do balcão, tratando das mazelas dos habitantes da ilha.


Na fazenda Nova Esperança, o capataz Albano e a proprietária, Maria Augusta, também falam da chegada do novo Governador.


Após o último tiro do canhão, a bordo do Zaire, Luís Bernardo despede-se do Comandante e os dois trocam agradecimentos e palavras de encorajamento. Assim que Luís Bernardo chega à entrada do porto, uma multidão e também a banda militar estão alinhados para recepcioná-lo. Um pouco destacado da multidão está o secretário-geral do governo, Agostinho, que recebe Luís Bernardo e prontifica-se a apresentar os demais dignitários da ilha: Jerónimo Carvalho da Silva, presidente da Câmara de S. Tomé; o meritíssimo Juiz Anselmo de Sousa Teixeira, o Monsenhor José de Atalaia, vigário-geral, o major Benjamin das Neves, o Conde Souza Faro, administrador de uma das maiores fazendas da colônia, a Água Izé, o procurador João Patrício, o Doutor Gil, o médico da cidade e o curador Germano Valente.


Depois de Leonor sair apressada para ir ver o novo Governador, Eduarda fica sozinha tomando conta da farmácia. Entretanto, aparece Jaime, o filho mais novo do Coronel Maltez, temível administrador da Rio do Ouro, e namorado de Eduarda. Os dois aproveitam o pouco tempo que lhes sobra para namorarem.


Com o temporal que começa a envolver a ilha, e depois das boas-vindas dadas a Luís Bernardo, todas as pessoas dispersam rapidamente para se abrigarem da chuva.


Quando Antônio regressa à farmácia, por pouco não encontra Jaime. Eduarda consegue esconder o namorado. Mas, ao sair do estabelecimento, ele deixa cair um lenço com as iniciais "JM". Mais tarde, Antônio encontra o lenço e depois de a relembrar que já tinha proibido namoro às escondidas, dá por terminado o namoro entre a filha e Jaime Maltez.


Na casa do curador Germano Valente, a família comenta o tipo de pessoa que Luís Bernardo aparenta. Ao contrário de Leonor, a filha, que ficou encantada com o novo governador, Germano Valente e Maria Luísa, a esposa, não o olham com bons olhos.


Depois da chuva passar, o Juiz Anselmo deixa para trás os desaforos da sua mulher Adélia para se reunir com os amigos e discutir o tema do dia: Luís Bernardo Valença.


No palácio do Governador, Luís Bernardo conhece os empregados: Sebastião, Doroteia, Tobias e Sinhá. Quando sobe para tomar o seu primeiro banho, com a ajuda de Sebastião, o restante dos empregados comentam entre si o quão diferente parece ser aquele homem dos anteriores governadores. Luís simplifica as regras da casa e não aceita ser tratado com demasiada deferência. Aproveita também para conhecer a casa e um pouco mais sobre os seus empregados. Dentre todos, e para ciúme de Tobias, a bela Doroteia parece ser a mais encantada com o novo patrão.


Depois de uma longa jornada, Jaime chega a cavalo à Roça Rio do Ouro, com o cabelo e a roupa completamente ensopados. Ali, na maior fazenda da ilha, Francisca Maltez, ao ver o filho chegar naquele estado, fica preocupada pela febre alta.


Na plantação da Roça Rio do Ouro, Maltez mantém os trabalhadores sob uma ditadura de medo. O coronel assedia Masara, a negra mais bonita da senzala. Nesta fase da trama, Maltez ainda limita o seu desejo a olhares libidinoso sobre Masara, mas faz questão de provocar Joanino, um dos escravos. Saturnino, um dos trabalhadores mais jovens, olha Maltez com raiva pelas suas atitudes em relação a Masara.


Mais tarde, no largo da Igreja, Eduarda comenta com Leonor o fato do pai ter proibido o seu namoro com Jaime.


Juiz Anselmo e Germano Valente conversam sobre o novo governador. Thomas ouve a conversa e decide intervir, mas os dois clientes voltam a falar no que até hoje, e anos depois de Thomas ter desembarcado na ilha, muitos habitantes se questionam: que terá feito um holandês para vir parar ali? Será um espião? Um enviado do governo holandês para estudar o terreno, com objetivo de implantar uma política expansionista? Aristides, que aguarda o próximo pedido dos clientes, ao ouvir o que eles comentavam, fica lívido de medo.


No escritório do Palácio do Governador, Luís Bernardo reúne-se com Agostinho para receber as informações sobre a situação e os problemas da colônia. Agostinho é apanhado de surpresa e quanto mais é questionado mais ele se atrapalha. Após a primeira conversa com Agostinho, Luís percebe que jamais poderá contar com a ajuda do seu secretário.


Mais tarde, na continuação da conversa com Agostinho, Luís Bernardo marca a habitual recepção oficial de apresentação do novo governador da ilha, com direito a baile.


Na Índia, Ann e David despedem-se do seu fiel empregado, Joghind, e seguem para o barco que os levará para São Tomé e Príncipe.


O episódio termina com Luís Bernardo enviando sua primeira carta ao amigo João, contando as novidades da chegada a São Tomé.






Criado em 13/10/2011 - 03:00 e atualizado em 13/10/2011 - 03:00

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí