Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O carnaval do futebol

Semana cheia, essa depois do carnaval. Vágner Love substitui Adriano; Botafogo trocado pelo futebol chinês; jogador do Vasco não aceita reserva; Muricy vai embora do Fluminense. E isso tudo em plena disputa do returno do Campeonato Carioca e em meio à disputa de Copa do Brasil e de Libertadores. Depois reclamam no final da temporada. Que, aliás, será com clássicos regionais fechando o Brasileirão.

O Flamengo continua sem atacante fixo na área, mas dois rondam a "zona do agrião". Adriano voltou às manchetes, criou celeuma, gerou fofocas, quase provocou crise interna, mas agora, aos poucos, vai sendo deixado de lado. Folga no noticiário? Nada disso: agora é Vágner Love quem entra nos planos, mas esse é aceito por todos. Não fosse aquele dia em que apareceu numa festa ao lado de traficantes armados e o Artilheiro do Amor teria passado com a ficha limpa pelo Flamengo. Era dedicado aos treinos, cumpria horários e não faltava. Apesar de seu jeito irreverente, não é um jogador problemático. Sem contar que é de bom nível e tem pele rubro-negra. O chato é ver tudo isso acontecer enquanto o Flamengo lutava pela Taça Guanabara e, agora, tenta eliminar o segundo jogo contra o Fortaleza, pela Copa do Brasil. O Luxemburgo bem que está blindando os jogadores, mas poderá chegar um dia em que não vai conseguir.

E isso aconteceu no Fluminense e acabou com a saída de Muricy Ramalho. Perda grande a do Tricolor. Pior é ver o ex-comandante bombardeando o clube. Ratos no vestiário é demais. Para quem viveu numa estrutura como a do São Paulo, realmente é um impacto gritante. Só que o técnico bem podia esperar um pouco mais ou, se fosse o caso, deveria ter saído no fim do ano passado, como campeão brasileiro. Sair agora, quando o time vive momentos decisivos em duas competições, foi empurrar o barco para o meio do vendaval. O Fluminense, em outras situações, já superou adversidades e tornou-se o time de guerreiros, mas na Libertadores está muito difícil de o time conseguir reagir e se classificar. Uma pena. O Tricolor precisa se reorganizar, deixar de se levar por paixões clubísticas de seus dirigentes e retomar o caminho que levou o clube a tantas conquistas nos últimos anos. Seriedade e responsabilidade, acima de tudo.

E por falar em responsabilidade, como querer isso de alguns jogadores? O que faz Renato Cajá deixar o Botafogo e ir para o futebol chinês? Só pode ser dinheiro, nada mais justifica. E será que nossos atletas ainda não perceberam que nem só de dinheiro se faz uma carreira? Quantos já foram e voltaram, inadaptados, insatisfeitos por terem sumido das notícias? Cajá era o destaque do alvinegro, vinha subindo de produção, atingindo um estágio na carreira inédito. Aí resolve ir embora. Vai entender! A questão está em experiências de outros que foram e se deram bem. Ou não vamos lembrar de muitos que põem a grana no bolso e voltam correndo para casa com uma série de alegações? Basta pensar no Adriano, citado no começo da coluna.

E o que dizer do Marcel, artilheiro do Vasco? Foi barrado e pediu pra sair. Não é atitude de profissional. Quantos querem jogar no Vasco, quantos conseguem ser artilheiros do Vasco? Esse rapaz não conhece o clube, a dimensão da instituição. Certamente o time não vai sentir a falta dele, mas não sei se a recíproca será verdadeira.

Como verdadeira também não é a tese de que vai acabar o corpo mole no Brasileirão, só porque teremos clássicos regionais nas últimas rodadas dos dois turnos. E se não tiver, certamente teremos problemas de logística e segurança. Falando do Rio, vamos imaginar que dois dos quatro times estejam brigando por título ou posição na frente da tabela. Quem vai jogar domingo e quem vai usar o Engenhão? Como a PM vai dar segurança a dois clássicos decisivos? Será que ninguém pensa nisso? E mais: ninguém lembrou que, em julho, o Engenhão estará cedido para os Jogos Mundiais Militares? Vão jogar e colocar as tropas na arquibancada?

Como se vê, no futebol do Rio falta harmonia e evolução; sobram enredo e fantasias.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 15/03/2011 - 13:39 e atualizado em 15/03/2011 - 13:39

Últimas

O que vem por aí