Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Márcio Souza, um escritor que discute a Amazônia

Romancista amazonense é autor do livro “Galvez, Imperador do Acre”

Impressões do Brasil

No AR em 03/10/2013 - 02:00

Escritor amazonense Márcio Souza em destaque no Impressões do BrasilA Amazônia é o grande tema dos livros de Márcio Souza, escritor que o programa Impressões do Brasil destaca esta semana. A divertida alegoria sobre a conquista do Acre pelo Brasil, na obra de 1976 “Galvez, Imperador do Acre”, lançou o romancista, que também é jornalista, teatrólogo, ensaísta e roteirista de televisão e cinema.

Márcio Souza nasceu em Manaus, capital amazonense, em 1946. Aos 14 anos, começou a escrever críticas de cinema para um jornal local e em 1965 deixou a cidade natal para estudar Ciências Sociais na Universidade de São Paulo.

Sucesso de crítica e de vendas com o primeiro romance, “Galvez, Imperador do Acre”, o escritor redigiu outras obras de repercussão nacional e internacional, como “Mad Maria”. É autor também da tetralogia “Crônicas do Grão-Pará e Rio Negro”, obra composta pelos romances históricos Lealdade, Desordem, Revolta e Derrota. Além disso, Márcio escreve ensaios e peças de teatro.

Como homem de teatro, Mário Souza atualmente dirige o TESC - Teatro Experimental do Sesc do Amazonas, grupo teatral pioneiro na luta pela preservação da Amazônia. O romancista e dramaturgo ainda participou de muitos encontros internacionais de literatura e foi professor convidado da Universidade da California, Berkeley, além de escritor residente nas Universidade de Stanford e Austin, Texas.

A cada semana, Impressões do Brasil retrata a obra de um autor brasileiro contemporâneo brasileiro. A proposta é aprofundar o conhecimento sobre cada um deles e revelar aspectos relacionados aos livros, ao processo criativo, à formação intelectual e às influências literárias.




Criado em 24/09/2013 - 16:09 e atualizado em 24/09/2013 - 16:14

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí