Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entrevista: Flávio Dino

Alberto Dines e Ancelmo Gois entrevistam o governador eleito no

Observatório da Imprensa

No AR em 25/11/2014 - 22:00

O jornalista Alberto Dines e Ancelmo Gois entrevistam o primeiro governador eleito pelo PC do B no país: o maranhaense Flávio Dino. O ex-juiz, ex-deputado federal, e ex-presidente da Embratur toma posse como Governador do Maranhão em janeiro, aos 46 anos de idade.

Com mais de 60% dos votos, o candidato derrotou no primeiro turno o senador Lobão Filho (PMDB), escolhido por José Sarney para tentar prolongar a hegemonia do clã que domina, desde 1965, um dos mais pobres Estados brasileiros. O Maranhão tem o segundo pior IDH do país.

Eleito, Dino encerra um período de 50 anos, em que a família Sarney e aliados estiveram no poder, à exceção de um período de 3 ou 4 anos em que os políticos de oposição Zé Reinaldo (PSB) e Jackson Lago (PDT) assumiram o governo. A vitória de Flávio Dino também se destaca pela conquista dos votos em um estado dominado por uma dinastia proprietária de jornais e de redes de telecomunicações.

Para entrevistar Flávio Dino, governador eleito pelo Maranhão, o jornalista Alberto Dines recebe o colunista do jornal O Globo Ancelmo Gois.

Editorial

Além de vitoriosos e vencidos, eleições costumam produzir estrelas, campeões e também apressar aposentadorias tanto no âmbito parlamentar como nos executivos estaduais. E uma das surpresas do prmeiro turno que mais chamaram a atenção foi a espetacular vitória de Flávio Dino de Castro e Costa, candidato do PCdoB ao governo do Maranhão.

Com a garra dos seus 46 anos e a experiência de ex-juiz federal, ex-deputado e ex-presidente da Embratur, apoiado por um pequeno partido, o Partido Comunista do Brasil, e uma incrível coligação de ex-adversários do campo socialdemocrata, Flávio Dino desmantelou uma das oligarquias políticas e midiáticas mais longevas do Nordeste – o clã Sarney, no poder há meio século, que atravessou incólume a ditadura, a distensão e a redemocratização.

Para entrevistar o comunista que promete uma revolução democrática burguesa num dos estados mais pobres do país, pedi a ajuda de outro nordestino arretado, fera do jornalismo político, Ancelmo Gois, do Globo, a quem dirijo a primeira pergunta:

Anselmo: Flávio Dino conseguirá cumprir tudo o que promete? 

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 21/11/2014 - 13:31 e atualizado em 05/12/2014 - 17:54

Últimas

O que vem por aí