Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Guarda de Congo

A história desta tradição mineira repleta de festejos e devoção

Rede Jovem de Cidadania

No AR em 18/08/2014 - 20:30

EGuarda de Congoste programa é um registro da festa anual de Nossa Senhora do Rosário, realizada pela Guarda de Congo Feminina localizada no bairro Aparecida, região noroeste de Belo Horizonte.

Essa guarda existe há aproximadamente 37 anos e remonta a outra mais antiga na região: a Guarda de Congo dos Caducos. Algumas mulheres - como as irmãs Dona Zilda e Dona Neuza – já participavam da Guarda dos Caducos, mas sentiram a necessidade de fundar uma Guarda de Congo na qual as mulheres pudessem capitanear e estar à frente das cerimônias e festejos. Desde então, essa guarda realiza, anualmente, na segunda semana de outubro, três dias de festejos em devoção à santa que norteia e dá nome ao grupo.

Partindo da história de vida de algumas das fundadoras da Guarda, o Rede Jovem de Cidadania de hoje mostra um pouco mais sobre o Congado, esta tradição religiosa tão importante no Brasil e, principalmente, no estado de Minas Gerais.




Criado em 05/06/2012 - 16:30 e atualizado em 08/03/2013 - 11:43

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí