Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dicas de leitura para 2019

Confira as 23 sugestões de livros do quadro 'Leituras com Katy'

Único programa sobre literatura da TV aberta, o Trilha de Letras promove a cada episódio entrevistas com escritores dos mais variados gêneros, destaca projetos de literatura e, claro, traz muitas dicas de leitura. E para ajudar naquela meta de todo início de ano de incluir ou intensificar o hábito de leitura no dia a dia, compilamos todas as sugestões de livros dadas durante a segunda temporada do programa pela jornalista e apresentadora Katy Navarro.

As obras tratam de temas diversos, desde futebol, cultura web, história do Brasil, velhice, amor e sexo, violência, intolerância, dramaturgia e muito mais. Confira as dicas e compartilhe com seus amigos:

Os Sem-Copa (Clara Albuquerque)
A obra apresenta um rico painel do futebol nacional ao revisitar craques que encantaram os brasileiros, mas que, por motivos diversos, não chegaram a participar de uma Copa do Mundo.

Meu Livro. Eu que Escrevi (Duny/Raony Phillips)
Autobiografia da personagem Duny, o livro conta histórias cheias de bom humor e ironia da protagonista da websérie que é sucesso no Youtube, "Girls In The House".

A Tirania do Amor (Cristóvão Tezza)
Conta a história de um economista que chega à meia-idade e faz muitas reflexões sobre si e sobre o país.

De amor tenho vivido (Hilda Hilst)
Coletânea reúne cinquenta poemas de amor escritos pela poeta homenageada na Flip 2018.

Rio em Shamas (Anderson França)
Crônicas descrevem o cotidiano, a exclusão e a vida de adolescentes na periferia de forma espontânea e, por vezes, bem humorada. 

Garotas Equilibristas (Cecilia Russo Troiano)
Livro aborda o projeto de felicidade das mulheres que estão chegando ao mercado de trabalho a partir da análise de seus depoimentos.

Pequeno Tratado da Intolerância (Stéphane Charbonnier)
Textos bem-humorados que tratam de um tema difícil, a intolerância. 

O Amor nos Tempos do Cólera (Gabriel Garcia Márquez)
Inspirado na história real dos pais do premiado escritor, a obra narra a paixão do telegrafista, violinista e poeta Florentino Ariza por Fermina Daza.

Os Crimes do Monograma (Sophie Hannah)
Obra resgata Hercule Poirot, o detetive criado pela escritora britânica Agatha Christie. Nessa história, Poirot é surpreendido por uma mulher que afirmar estar prestes a ser assassinada. Mas ela não deseja sua ajuda, pois diz que merece ser vítima do crime.

Como nascem os monstros (Rodrigo Nogueira)
Romance policial-histórico narra a história do soldado Rafael, treinado, desde muito jovem, não para policiar mas para “eliminar o inimigo” a qualquer custo.

Origens do Totalitarismo (Hannah Arendt)
Escritora descreve e analisa os dois principais movimentos totalitários do século 20, o nazismo e o stalinismo.

Dramaturgia de Televisão (Renata Pallottini)
Livro traça panorama sobre uma das paixões nacionais, as telenovelas. Promove um mergulho na estrutura da teledramaturgia, seus personagens, capítulos e cenas. 

1808 (Laurentino Gomes)
Para entender o Brasil de hoje, é preciso conhecer o Brasil de ontem. Esta obra traça o perfil da história brasileira, aborda a corte de Dom João VI e a chegada ao Brasil.

Capitães de Areia (Jorge Amado)
Conta a história de Pedro Bala e seus amigos, garotos que furtavam pelas ruas de Salvador no século 20. O escritor tece críticas à infância roubada e às injustiças sociais.

Fiel (Jessé Andarilho)
Trata da vida de muitos jovens da periferia de grandes metrópoles, massacrados pela violência e a difícil relação com as drogas.

Como envelhecer (Anne Karpf)
A autora encoraja a uma mudança de narrativa: quebrar o paradigma negativo sobre a velhice, percebendo que o passar dos anos pode ser enriquecedor e trazer imenso crescimento.

A Hora da Estrela (Clarice Lispector)
Conta a história de uma datilógrafa nordestina, Macabéa, que se muda para o Rio de Janeiro e se apaixona por Olímpico de Jesus.

O Primo Basílio (Eça de Queiroz)
Romance traça uma análise da família burguesa urbana no século 19.

Um defeito de cor (Ana Maria Gonçalves)
Narra a saga de uma ex-escrava que foi separada do filho. Décadas depois, no percurso da África ao Brasil em busca do filho, a personagem relata toda a violência que sofreu.

Harry Potter - A pedra Filosofal (J.K. Rowling)
O primeiro livro da saga apresenta o universo mágico de Hogwarts e a descoberta de Harry sobre sua condição de bruxo.

Uma menina está perdida no seu século à procura do pai (Gonçalo M. Tavares)
Na Europa do pós-guerra, Marius encontra Hanna, uma adolescente que tem síndrome de Down e está à procura de seu pai. Marius tem pressa, mas muda o seu percurso para acompanhá-la em sua jornada. 

Peça-me o que quiser (Megan Maxwell)
Mesclando sexo e romantismo, este primeiro volume da trilogia conta uma história de amor cheia de encontros e desencontros que envolvem jogos eróticos e voyeurismo.

Oito do Sete (Cristina Judar)
Narrativa instigante que provoca reflexões e questionamentos em torno da conduta e comportamento da sociedade ocidental.
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 10/01/2019 - 14:10 Por Davi de Castro/TV Brasil

Últimas

O que vem por aí