Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Jairzinho, o Rei do Rio - Parte 2

Craque da seleção e do Botafogo repassa participação na Copa de 70

10 X 10 - Os donos da camisa

No AR em 13/04/2020 - 19:30

Jairzinho, um dos jogadores de referência no futebol mundial conquistou um feito inédito na Copa de 1970: marcou gols em todas as partidas e foi decisivo na final, contra a Inglaterra.

Peça fundamental na seleção e no seu glorioso Botafogo, onde vestiu a camisa 10, Jairzinho tinha como característica a habilidade e agilidade para superar os seus marcadores.

Camisa 10 do Botafogo, Jairzinho foi o Furacão da Copa de 1970
Camisa 10 do Botafogo, Jairzinho foi o Furacão da Copa de 1970, por Divulgação/TV Brasil

Nascido Jair Ventura Filho, o jogador iniciou sua trajetória no futebol em 1958, como gandula. No ano seguinte, estreou no futebol juvenil do Botafogo, tornando-se campeão da categoria dois anos depois. Permaneceu no Glorioso por 15 anos, disputando 413 partidas e conquistando 13 títulos, incluindo o Campeonato Brasileiro de 1968 e o bicampeonato carioca (1967 e 1968).

Depois teve uma passagem pelo Olympique Marseille e retornou ao Brasil para jogar no Cruzeiro, onde foi campeão da Libertadores. Encerrou sua carreira no clube da Estrela Solitária em 1981.

Seu companheiro de seleção, Tostão, comentou que Jairzinho é um dos maiores craques brasileiros de todos os tempos. Sir Alfred Ramsay, técnico da seleção inglesa campeã de 1966, afirmou que mesmo Pelé não era tão difícil de ser marcado quanto Jairzinho, elegendo-o como o maior fator de desequilíbrio naquela memorável partida Brasil e Inglaterra na Copa do México.

Jairzinho marcou gols em todos os jogos da Copa do Mundo de 70
Jairzinho marcou gols em todos os jogos da Copa do Mundo de 70, por Divulgação/TV Brasil

 

 

Criado em 13/04/2020 - 17:30

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí