O Antenize entra no clima das festas juninas do país e recebe a companhia Balé Flor do Cerrado, que mistura as tradicionais quadrilhas com danças clássicas e contemporâneas. O grupo foi criado em Brasília (DF), em 2007, para o evento local “Maior São João do Cerrado", que ocorre na Ceilândia (DF), cidade administrativa ao lado da capital. Os dançarinos incorporam elementos das tradições populares nordestinas, por meio das danças típicas regionais. Frevo, Xaxado, Maracatu, Coco e Ciranda estão entre as danças populares, que, unidas ao balé clássico e dança contemporânea, resultam em apresentações que levam o público a um novo imaginário da cultura popular.
Os figurinos chamam a atenção pela elaboração detalhista, que procurar dar luz às histórias e tradições da cultura popular brasileira. O Balé Flor do Cerrado também já se apresentou em palcos da Europa pelo projeto "Brasil Junino", levando nossa cultura tradicional junina para outros países.
Confira nos quadros desta edição:
Garimpando: Guilherme Strozi apresenta um aplicativo que tem a finalidade de divulgar a cultura nordestina para todo país: o “Nordestilidades”. Quem baixar o aplicativo vai saber dos aspectos geográficas e culturais das principais cidades, bem como pontos turísticos e as principais rádios e veículos de comunicação da região. O quadro também mostra o documentário “Ofício Junino – Fomos Feitos Para Dançar”, do diretor Itallo Monteiro. O filme mostra os desafios de preparação de uma quadrilha junina para uma apresentação no São João de Campina Grande, na Paraíba. Grande parte das pessoas que assistem a essas apresentações não tem dimensão do quanto as equipes se preparam antes do evento.
Espaço de Cultura: Conheça um pouco mais da tradicional festa junina de Caruaru, em Pernambuco, considerada por muitos como o “maior São João do Mundo”.
Olá Brasil: O quadro mostra o trabalho do artista plástico paraibano Clóvis Junior. A arte naif do artista está presente em sua nova exposição em Campina Grande, intitulada “Todas as Cores”. As telas mostram um pouco de várias fases da carreira do autor, todas com o traço característico de seu trabalho, com elementos como o homem e a mulher do interior, as festas típicas, os cajus que aprendeu a apreciar no bairro do Bessa, em João Pessoa, os pássaros, o boi, a musicalidade.
Streamando: Videoclipe “Calcanhar”, de Elba Ramalho com a banda Barca dos Corações Partidos.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.