Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Multipercussionista Robertinho Silva é o convidado do Antenize

Antenize

No AR em 08/06/2019 - 21:30

O Antenize recebe o baterista e multipercussionista Robertinho Silva. O carioca aprendeu a tocar por conta própria, e aos 15 anos já trabalhava profissionalmente em bailes. Em 1969 conheceu Milton Nascimento, com quem tocou por 25 anos.  

Destacou-se com o grupo Som Imaginário junto de Wagner Tiso, Luiz Alves, Zé Rodrix, Fredera e Tavito, na primeira formação. E desde o início de sua carreira, no final dos anos 60, até hoje, participa de gravações e concertos com grandes nomes da música nacional e internacional. Teve influência dos principais bateristas do Samba Bossa Nova como Edson Machado, Milton Banana e Dom Um Romão e dos bateristas de Jazz norte americanos Art Blakey, Philly Jo Jones, Elvin Jones, Tony Willians e Max Roach.

Karina Cardoso entrevista Robertinho Silva
Karina Cardoso entrevista Robertinho Silva - Divulgação/ TV Brasil

Robertinho participou de grandes festivais como New Port, Berlim, Free Jazz Festival, JVC New York, Montreaux, Midem e muitos outros. Sua carreira inclui, não só gravações em estúdio, como apresentações também ao lado de João Donato, Tom Jobim, Wayne Shoter, Paul Horn, George Duke, Egberto Gismonti, Airto Moreira, Flora Purin, Raul de Souza, Dori Caymmi, entre outros. 

É um estudioso da polirritmia nacional e se sente atraído por todos os nossos universos tímbricos. Lançou seu primeiro livro em 2013 chamado “Se Minha Bateria Falasse”, no qual conta sua trajetória de vida e na música popular brasileira. Em breve, Robertinho Silva, lançará seu segundo livro sobre os ritmos brasileiros.

Confira os quadros desta edição

Garimpando: O Garimpando traz o aplicativo para celulares “Cataki”, uma plataforma digital para aproximar pessoas com consciência ambiental e catadores de materiais recicláveis. A ferramenta mapeia as áreas de atuação e oferece o contato do catador mais próximo da sua residência para recolher o material descartado.

Pelo aplicativo é possível consultar biografia, foto de perfil, telefone de contato e o tipo de material que com o qual o profissional trabalha. Os catadores precisam criar uma conta e aí é só você entrar em contato direto e pronto! Todo seu material reciclável vai para um descarte adequado e com a geração de renda para os trabalhadores. 

Outra dica é o canal da “Louie Ponto”. Mulher, feminista, youtuber, vegetariana e mestranda em literatura, ela considera o canal um pouco de tudo isso.  Com uma paciência muito bonita na forma de falar com seu público, Louie trata com a população LGBT sobre como ter consciência ao agir em assuntos relacionados a namoros, bullying, assédio sexual e, principalmente, como manter a autoestima lá em cima!
 
In Loco: Karina Cardoso sai do estúdio e vai conhecer o Clube do Choro de Brasília. Em um bate papo com o diretor do local, Reco do Bandolim, ela mostra um pouco deste icônico espaço na capital federal, por onde já passaram centenas de grandes e novos artistas do país, além de abrigar também uma escola de choro.
 
Respiro Cultural: Conheça o trabalho do grupo teatral, Cutucart. Criado em uma escola pública em 2006, os jovens atores e atrizes exploram o movimento do corpo como uma busca de significados para sua arte e possuem um importante trabalho sociocultural em bairros na periferia de Brasília.
 
Olá Brasil: Quem mandou material para o Antenize foi o grupo de samba-rock de São Paulo, “Toque Final”, que já venceu vários prêmios de música e dança pelo país.

Streamando: Em homenagem às mulheres do choro brasileiro, veja o videoclipe de Carol Panesi e Grupo, com a participação de Léa Freire, na música “No balanço da Léa”.

Criado em 04/06/2019 - 16:05

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí