Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça o Centro de Lançamento de Alcântara

Ciência é Tudo

No AR em 24/07/2021 - 09:30

O Ciência é Tudo desta semana faz uma viagem até o Maranhão para conhecer o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

O Brasil tem dois centros de lançamento de foguetes, um na Barreira do Inferno, a 12 quilômetros de Natal, no Rio Grande do Norte, e o de Alcântara, no Maranhão, a 32 quilômetros da capital São Luiz. Com localização privilegiada, próximo à linha do Equador, o CLA foi inaugurado em 1983 e está em operação desde 1989. 

Ciência é Tudo viaja ao Maranhão para mostrar o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)
Ciência é Tudo viaja ao Maranhão para mostrar o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) - Divulgação/TV Brasil

Neste episódio especial, a apresentadora Priscila Rangel e a cinegrafista Silvana Nietske mostram a estrutura do local que pode lançar foguetes, tripulados ou não, para colocar satélites na órbita da Terra, e ainda enviar astronautas em missões de pesquisa. 

Ministro Marcos Pontes participa do programa Ciência é Tudo
Ministro Marcos Pontes participa do programa Ciência é Tudo - Divulgação/TV Brasil

O programa conta também como as atividades espaciais influenciam outros setores, como a Defesa, as Comunicações e a Meteorologia, e os desafios do Programa Espacial Brasileiro para colocar o CLA como elemento promissor no mercado espacial mundial. E ainda, a vida dos moradores da Agrovila Cajueiro, um povoado quilombola com aproximadamente 260 habitantes que é uma das sete agrovilas no interior do município de Alcântara que receberam famílias remanejadas na década de 1980 para dar espaço à construção do CLA.

Na entrevista, uma conversa com Marcos Pontes, astronauta e ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, gravada nas torres de lançamento de foguetes. 

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/11/2020 - 13:30

Últimas

O que vem por aí