Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça as aplicações do grafeno no Ciência é Tudo

Programa volta a falar das promessas tecnológicas do material

Ciência é Tudo

No AR em 17/07/2021 - 09:30

O Ciência é Tudo desta semana volta a falar do grafeno, um material que é super resistente, leve e sustentável, dando foco para as suas inúmeras aplicações, em diversas áreas.

A versatilidade do grafeno pode levar a indústria automotiva a outro patamar. Por ser um material leve e resistente, pode ser utilizado na fabricação de peças e estruturas. Além disso, suas propriedades elétricas o tornam um excelente material para a fabricação de baterias mais duráveis e com melhor desempenho. A resistência e leveza do grafeno também fazem com que ele seja um material ideal para a construção civil. Casas e prédios construídos a base de carbono resistem melhor ao tempo, além de conferir maior isolamento térmico e acústico.

Produção de grafeno
Produção de grafeno - Divulgação/TV Brasil

Para que todas essas inovações aconteçam é necessário que instituições de pesquisa trabalhem no desenvolvimento de materiais a base de grafeno e de aplicações práticas para ele. Neste episódio você também confere como essas instituições pesquisam e criam inovações.

O grafeno pode ser considerado o material do futuro pelas inúmeras possibilidades de utilização que ele oferece, especialmente na área tecnológica. Existem muitas outras aplicações para ele, como em têxteis inteligentes, medicina, tratamento de água, esportes, indústria de semicondutores, telecomunicações e também na área espacial.

Grafeno na indústria automotiva
Grafeno na indústria automotiva - Divulgação/TV Brasil

O Ciência é Tudo vai ao ar todos os sábados, às 9h30, na TV Brasil. É possível assistir aos episódios também no site e no canal do Youtube da TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 15/07/2021 - 16:30

Últimas

O que vem por aí