Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O Ébrio

Clássico filmado em 1946 foi restaurado e traz cenas inéditas

Cine Nacional

No AR em 26/07/2015 - 02:43

O cantor Vicente Celestino é o protagonista do filme

Jovem do interior com grande talento para a música e boa situação financeira, Gilberto Silva (Vicente Celestino), se vê na miséria quando o pai perde a fazenda. Sem o apoio dos parentes, o rapaz migra para a cidade grande, perambulando pelas ruas até que, desesperado, ao entrar numa igreja, o padre ouve seus pedidos de ajuda e o convida a viver no anexo da sacristia. O religioso incentiva-o a procurar um emprego e, também, a explorar as suas habilidades artísticas.

O grande sonho de Gilberto, porém, é entrar para a faculdade de medicina. Ainda assim, ele acaba se inscrevendo em um programa de calouros de rádio, tornando-se em pouco tempo um fenômeno de popularidade. Com o sucesso inesperado como cantor, Gilberto cria as condições para cursar a universidade e se transforma num cirurgião muito requisitado.

Sem esquecer quem o ajudou, ele colabora com a igreja e cumpre a promessa feita a uma menina paralítica das pernas, operando-a para que ela recupere os movimentos. No hospital em que trabalha, Gilberto se apaixona por uma das enfermeiras e se casa com a jovem.

Rico e famoso, o médico passa a ser assediado pelos parentes que o rejeitaram no passado. Apesar de tudo o que sofreu quando era pobre, recebe-os generosamente em casa. No entanto, um de seus primos trama um golpe insidioso: roubar-lhe a mulher e a fortuna em joias da família.

O primo atinge os objetivos e Gilberto, desiludido e sob o impacto da morte do pai, decide abandonar tudo. Desesperado, troca de identidade com um mendigo e torna-se alcoólatra, perambulando pelas ruas do Rio de Janeiro como um bêbado errante

Produzido pela Cinédia e dirigido por Gilda de Abreu, o drama “O Ébrio” foi uma produção marcante do cinema brasileiro. Na época do lançamento, na década de 1940, foi um dos filmes mais populares do país e ficou em cartaz por bastante tempo em várias salas de cinema. O longa foi restaurado em 1998 e a cópia inclui mais vinte e cinco minutos inéditos.

O protagonista Vicente Celestino canta a música “O Ébrio”, que dá título ao filme, nas cenas finais. Ator, roteirista e compositor, Celestino era marido de Gilda que adaptou o roteiro e dirigiu o filme a partir de argumento de Vicente Celestino feito com base em peça homônima. A produção do longa foi de Adhemar Gonzaga.

Inédito. 115 min.Classificação Indicativa: Livre
 




Ano: 1946. Preto e branco.

 Direção: Gilda de Abreu, com Vicente Celestino, Alice Archambeau, Rodolfo Arena, Victor Drummond, Manoel Vieira, Walter D'Ávila, Júlia Dias, Arlete Lester, José Mafra, Isabel de Barros, Antônia Marzullo, Manoel Rocha, Jacy de Oliveira.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 16/07/2015 - 15:23 e atualizado em 16/07/2015 - 15:23

Últimas

O que vem por aí