Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Diálogo Brasil debate a crise na Venezuela

Com mais de cem mortes desde abril, país vive dias decisivos 

Diálogo Brasil

No AR em 24/07/2017 - 22:00

A crise na Venezuela, que entra em semana decisiva, com nova greve geral e uma marcha convocada pela oposição contra a eleição de uma Assembleia Constituinte no próximo domingo (30), é o tema desta edição do Diálogo Brasil. A situação do país vizinho é analisada pelo doutor em Relações Internacionais e professor da Universidade de Brasília (UnB) Thiago Gehre Galvão e pelo pós-doutor em Ciência Política e professor da Unieuro Carlos Dominguez Ávila, que criticam a militarização do governo de Nicolás Maduro. 

Para Thiago Gehre, o grande risco - embora ele ressalve que essa seja uma hipótese pouco provável - é algum comandante militar se insurgir contra o governo e o cenário evoluir para uma guerra civil. Na opinião dele, Hugo Chávez tinha controle mais substancial das forças políticas. Ávila acrescenta que Chávez também tinha mais carisma e origem militar, mas que a influência dos militares no Estado cresceu com Maduro, de origem sindical.

Carlos Dominguez Ávila conclama as personalidades mais moderadas dos dois lados – oposição e governo – a negociar uma saída que ponha o país acima das divergências políticas e ideológicas e evite a guerra civil. Thiago Gehre observa que o xadrez geopolítico da crise envolve Estados Unidos, Rússia, China e Cuba. O professor da UnB sugere a Unasul (União de Nações Sul-americanas) como instituição mais adequada para mediar uma saída e reclama mais proatividade do Brasil.

Crise na Venezuela em debate
Crise na Venezuela em debate - Divulgação

Mais de cem pessoas morreram e milhares ficaram feridas apenas nos confrontos ocorridos de abril para cá. Numa participação em vídeo, o professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC) Igor Fuser, que é especialista em Venezuela, descreve o quadro atual como de pré-guerra. O programa também exibe depoimentos do professor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Roraima João Carlos Jarochinski; do doutor em Sociologia Raphael Seabra, professor do Centro Ruy Mauro Marini e ex-pesquisador visitante da Universidade Central da Venezuela; e de venezuelanos que fugiram para o Brasil. 

O Diálogo Brasil vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, pela TV Brasil. O programa tem uma hora de duração e trata temas da atualidade, seja de política, economia, educação, esporte, cultura ou saúde.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 25/07/2017 - 14:05

Últimas

O que vem por aí