Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Primeira infância: formação para a paz

A importância dos cuidados nessa fase para o desenvolvimento

Diálogo Brasil

No AR em 10/12/2018 - 22:15

Esta edição do Diálogo Brasil debate os reflexos que os cuidados na primeira infância têm no desenvolvimento do cérebro e da personalidade das pessoas, com consequências para toda a sociedade, inclusive como fator de violência. O apresentador Maranhão Viegas entrevista a psicóloga Anita Abed, consultora da Unesco e psicopedagoga da Mind Lab, organização internacional voltada para o desenvolvimento humano, além do professor da Rede Nacional da Primeira Infância, Vital Didonet, ex vice-presidente da Omep, a organização mundial para a educação pré-escolar, com atuação em políticas públicas e direitos da criança.

Maranhão Viegas entrevista a psicóloga Anita Abed e o professor Vital Didonet
Maranhão Viegas entrevista a psicóloga Anita Abed e o professor Vital Didonet - Divulgação

A psicóloga Anita Abed destaca estudos da neurociência que mostram a relação entre o desenvolvimento do potencial afetivo e a inteligência das pessoas. Segundo ela, a escola falha ao focar apenas na aprendizagem formal, uma vez que “não dá para separar emoção e razão”. Já o professor Vital Didonet diz que a família também falha ao terceirizar a educação dos filhos. Na opinião dele, entregar o cuidado inicial dos filhos a terceiros compromete a formação do vínculo afetivo que estrutura a personalidade e dá segurança para a criança enfrentar a adolescência e a vida adulta. Para ambos, é preciso cuidar melhor dos cuidadores: pais e professores.

O programa também conta com participação, em vídeo, do pediatra e neonatologista Laurista Corrêa Filho, que fala sobre a formação do bebê nos primeiros anos de vida; da professora de psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) Sandra Cabral, que destaca a participação das mães nesse processo; da psicóloga clínica Cristina Werner, a qual aborda questões como racismo e gênero, que costumam estar na raiz da violência; e da professora da Universidade de Paris V Jaqueline Wendland.
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 05/12/2018 - 12:00

Últimas

O que vem por aí