Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Bens naturais e soberania

Como o Brasil cuida dos seus recursos naturais?

Diálogo Brasil

No AR em 22/10/2018 - 21:15

Como o Brasil - que tem a maior reserva de água doce e é o 9º maior produtor de petróleo do planeta – trata seus recursos naturais? E o que isso tem a ver com a nossa soberania? Para tentar responder a essas questões, o Diálogo Brasil desta segunda-feira (22/10) recebe os geólogos Guilherme Estrella, ex-diretor da Petrobras e um dos pesquisadores responsáveis pela descoberta das jazidas de petróleo da camada do pré-sal, e Luiz Fernando Scheibe, professor da Universidade Federal de Santa Catarina, um especialista em gestão de recursos hídricos.   

Maranhão Viegas conversa com Guilherme Estrella e Luiz Fernando Scheibe no Diálogo Brasil
Maranhão Viegas conversa com Guilherme Estrella e Luiz Fernando Scheibe no Diálogo Brasil - Divulgação/TV Brasil

Guilherme Estrella esclarece, por exemplo, as diferenças entre os modelos de exploração e produção de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos. Segundo ele, na concessão, o hidrocarboneto é propriedade de quem o descobrir, o que se justifica nos casos de alto risco de investimentos sem retorno. Já na partilha, quando o risco exploratório é quase inexistente, como nas áreas do pré-sal, a propriedade é da União.

Para Scheibe, não falta tecnologia de ponta ao país para cuidar de seus bens. Mas “há uma necessidade muito grande de que a população brasileira tenha o controle social dessas tecnologias e dos bens que são por elas produzidos”. Estrella, por sua vez, lembra que a Petrobras ainda lidera o conhecimento mundial na área de exploração de petróleo em águas profundas. Ele, contudo, teme a transformação da visão estratégica da empresa pelo viés privatista, com a busca do “maior lucro no menor espaço de tempo”.  

O Diálogo Brasil é exibido pela TV Brasil toda segunda-feira, sempre às 22h15, com apresentação de Maranhão Viegas. Além dos dois geólogos mencionados, participam desta edição do programa, com gravações em vídeo, a doutora em geoquímica pela Universidade de Brasília (UnB) Caroline Siqueira Gomide, que fala dos impactos da mineração no meio ambiente, e a também geóloga e pós-doutora em desenvolvimento sustentável pela UnB, Suzi Córdoba, que traz para o debate a questão da agricultura.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 19/10/2018 - 12:00

Últimas

O que vem por aí