Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Os desafios do emprego com as novas tecnologias

Máquinas ocupam cada vez mais espaço no mercado de trabalho

Diálogo Brasil

No AR em 15/10/2018 - 22:15

Os dois convidados do Diálogo Brasil desta segunda-feira 15 de outubro consideram normal o sentimento de insegurança entre os trabalhadores neste momento em que máquinas ocupam cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Mas tanto o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Rafael Lucchesi, quanto o coordenador do Laboratório de Inovação e Estratégia em Governo da Universidade de Brasília (LineGov/UnB), Antônio Isidro Filho, destacam que, entre muitos desafios, a quarta revolução industrial também traz oportunidades. E a questão é não perdê-las.

Diálogo Brasil: tecnologia x mercado de trabalho
Diálogo Brasil: tecnologia x mercado de trabalho - Divulgação/TV Brasil

Lucchesi cita o estudo do Fórum Econômico Mundial que prevê a eliminação de mais de 75 milhões de empregos nos próximos anos, com a previsão, por sua vez, de abertura quase simultânea de 139 milhões de vagas. Ele observa, contudo, que os novos empregos não serão criados nem para as pessoas que perderão seus postos de trabalho nem nos mesmos territórios. Para Antônio Isidro Filho, “nós somos convidados, no século 21, a sermos melhores seres humanos”. Na opinião dele, o país tem a estrutura e o potencial necessários para encarar os desafios da quarta revolução industrial. O que precisa, diz, é de políticas públicas que priorizem a ciência, a tecnologia e a educação.

Com apresentação do jornalista Maranhão Viegas, o programa também conta com a participação do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Ernesto Lozardo. Em mensagem gravada em vídeo, ele afirma não ter receio das consequências da inovação tecnológica no mercado de trabalho. A quarta revolução industrial é marcada pela inteligência artificial, pela internet das coisas, pela produção integrada e conectada e pela grande e complexa quantidade de dados armazenados, denominados Big Data.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 11/10/2018 - 11:40

Últimas

O que vem por aí