Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A polêmica da reorientação sexual

Sentença de juiz federal é tema do Diálogo Brasil 

Diálogo Brasil

No AR em 25/09/2017 - 22:00

 A polêmica em torno das terapias de reorientação sexual, vulgarmente conhecidas como "cura gay", é o tema do Diálogo Brasil desta semana. O foco do debate é a liminar da Justiça Federal que abre uma brecha para que psicólogos façam atendimento para reorientação sexual, prática proibida por resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) desde 1999, uma vez que a Organização Mundial de Saúde (OMS) não classifica a homossexualidade como doença.

 A favor da resolução do CFP, participa do programa a doutora em psicologia social Ana Bock, presidente do Conselho à época em que a proibição foi determinada. Para falar contra, o convidado é o mestre em saúde pública Claudemiro Soares, estudioso do tema e simpatizante dos profissionais que lutam para derrubar a restrição. A psicóloga sintetiza a questão lembrando que não se pode oferecer cura para o que não é doença. Para Ana Bock, a sentença judicial reforça o preconceito. 

“Ajudar as pessoas no sofrimento é o que os psicólogos podem, devem e saber fazer”, ressalta ela, observando, contudo, que o que causa sofrimento não é a homossexualidade, mas a homofobia. Claudemiro, por sua vez, argumenta que a orientação sexual egodistônica, quando um indivíduo não está satisfeito com sua orientação sexual, é um caso de transtorno que, se não for tratado, pode até levar ao suicídio.    

O Diálogo Brasil também exibe, por meio de vídeos, a opinião de diversas pessoas envolvidas no debate, como o atual presidente do CFP, Rogério Giannini; a psicóloga cristã Marisa Lobo, defensora do atendimento de reorientação sexual; a presidente da Comissão Especial da Diversidade Sexual do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Maria Berenice Dias, contrária à liminar concedida pelo juiz federal de Brasília; e a vice-presidente da Associação Brasileira LGBT, Heliana Hemetério. Participa ainda, com um depoimento, um estudante de pedagogia que foi levado pelo pai para se tratar com religiosos e manteve a orientação sexual.

A polêmica da reorientação sexual em debate
A polêmica da reorientação sexual em debate - Divulgação


 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 25/09/2017 - 11:40

Últimas

O que vem por aí