Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Onde estão as mulheres negras?

Programa discute a realidade das mulheres negras

Diálogo Brasil

No AR em 20/11/2017 - 22:30

Ter dificuldade de acesso e permanência na escola, ganhar cerca de 75% dos salários de um homem branco, ser a maior vítima de violência ginecológica, ser alvo do racismo institucional. Essa é a realidade da maioria esmagadora de mulheres negras do Brasil e do mundo, de acordo com o último relatório do Fundo de População das Nações Unidas.

Para discutir estes e outros temas relacionados aos problemas e ao empoderamento das mulheres negras, o Diálogo Brasil recebe esta semana a gerente de programas da ONU Mulheres, Carolina Querino, e a secretária-executiva da Articulação de ONGs de Mulheres Negras Brasileiras, Valdecir Nascimento.

A secretária-executiva destaca que já tivemos alguns avanços em relação às mulheres negras, que mais pessoas estão refletindo e lutando pelo combate ao preconceito, mas que ainda são necessárias políticas efetivas de combate ao racismo institucional. “O que o Brasil fez conosco foi implementar políticas para reduzir desigualdades. Você está garantindo acesso a bens, serviços e isso não significa que você está impedido de sofrer a discriminação nos lugares que você acessa”, afirma Valdecir.

Carolina Querino também coloca o racismo como a principal raiz dos problemas das mulheres negras. De acordo com ela, o racismo no Brasil está em todas as camadas sociais, mas principalmente no “topo da pirâmide”. Ela também pontua que, quando uma mulher negra consegue ocupar um espaço de poder e decisão, é ali onde o preconceito vai ser mais cruel “pois é um espaço normalmente mais branco, que está menos habituado a conviver com essa diversidade”.

Também participam do Diálogo Brasil, por vídeo, a assessora de gênero e raça do Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento, o PNUD, Ismália Afonso e a doutoranda e especialista em saúde reprodutiva das mulheres negras Emanuelle Góes.

Na semana da Consciência Negra, Diálogo Brasil discute a realidade das mulheres negras
Na semana da Consciência Negra, Diálogo Brasil discute a realidade das mulheres negras - Divulgação

A TV Brasil exibe o programa Diálogo Brasil toda segunda-feira, sempre às 22h30.

Apresentação: Katiuscia Neri

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 16/11/2017 - 15:25

Últimas

O que vem por aí