Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Produção e consumo sustentáveis em pauta no Diálogo Brasil

Qual o caminho para o crescimento e desenvolvimento que respeitem o

Diálogo Brasil

No AR em 11/04/2017 - 01:00

O que fazer para que o Brasil tenha uma produção que respeite os limites dos recursos naturais? Como reduzir os impactos do crescimento da população? Qual a responsabilidade de cada um neste processo? Estes e outros questionamentos estão em pauta nessa edição do Diálogo Brasil, que debate a produção e o consumo sustentáveis. Para discutir o tema a jornalista Ana Graziela Aguiar conversa com a oficial de programa da ONU Meio Ambiente, Regina Cavini, e com o superintendente do Sebrae, José Guilherme Barbosa Ribeiro.

Hoje o Brasil tenta cumprir as metas de crescimento e desenvolvimento que respeitem o meio ambiente e que estão na “Agenda 2030” proposta pela ONU, mas tem encontrado vários desafios. A ONU defende que desenvolvimento sustentável não é só uma forma de progresso econômico, mas também de justiça social e, por isso, exige uma mudança conjunta. “Quanto mais a gente tiver uma compreensão de que os problemas são sistêmicos e que a gente está falando de problemas que têm cadeias, que cada ator tem a sua participação naquele problema, mais gente também vai ter uma participação na solução”, afirma Regina Cavini.

Para José Guilherme Barbosa Ribeiro, as empresas, além de verem o desenvolvimento sustentável como uma oportunidade de negócios, têm compreendido seu papel nessa mudança de cultura e tentado se adequar. “As empresas têm consciência da importância desse tema. O empresário sabe e quer mudar. Alguns fatores, certamente, às vezes limitam essa mudança quando exige grandes investimentos. Mas, se analisar bem, as empresas podem mudar apenas com atitudes diferenciadas e inovadoras dos nossos empresários”, defende o superintendente do Sebrae.

Também participam desse programa, com depoimentos, o coordenador regional da ONU Meio Ambiente na África, Patrick Mwesigye, a representante da ONU Meio Ambiente na América Latina, Adriana Zacarias, a diretora da divisão de economia da ONU Meio Ambiente, Ligia Noronha, o chefe da assessoria internacional do Ministério do Meio Ambiente, Fernando Coimbra, e a coordenadora da agenda de biodiversidade da Confederação Nacional da Indústria, Elisa Romano.

O Diálogo Brasil vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na TV Brasil.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 10/04/2017 - 14:43 e atualizado em 12/04/2017 - 13:03

Últimas

O que vem por aí