Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

“Nossos atletas estão preparados”, diz vice-presidente do COB

As competições estão previstas para ocorrer entre julho e agosto

Impressões

No AR em 18/03/2020 - 23:00

O Brasil deve chegar aos Jogos Olímpicos de Tóquio com mais de 280 atletas. A estimativa do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) deve se confirmar em junho, dias antes do embarque da delegação para o Japão.  O chefe da missão brasileira nos Jogos e vice-presidente do COB, Marco Antonio La Porta, contou ao Impressões como a equipe verde-amarela está se preparando.

Marco Antonio La Porta, vice-presidente do COB e chefe da missão do Time Brasil em Tóquio
Marco Antonio La Porta, vice-presidente do COB e chefe da missão do Time Brasil em Tóquio - Divulgação/TV Brasil

A meta, segundo ele, é manter o Brasil no patamar conquistado nos Jogos do Rio, quando a equipe teve o melhor resultado da história. Os brasileiros ficaram em 13º lugar no quadro de medalhas, com 19 posições nos pódiuns, sendo sete medalhas de ouro. “A gente acredita que possa, se não superar, chegar muito próximo. Fizemos 17 [medalhas] em Londres e 19 no Rio. Se passar de 20, ótimo”.

Para garantir a meta, um trabalho intenso de preparação vem sendo feito desde o anúncio de Tóquio como sede das disputas. Atualmente, 177 atletas estão classificados. O COB tem buscado garantir as condições para que este grupo continue treinando para o Japão, além de apoiar as equipes que ainda precisam garantir vagas, principalmente, diante da pandemia de coronavírus.

Em conversa com a jornalista Katiuscia Neri, La Porta detalhou as medidas que incluem o treinamento de cozinheiros japoneses para o preparo de comida tipicamente brasileira até a construção de nove bases de aclimatação. Os espaços serão necessários para as equipes que chegarem antes do previsto se acostumarem com a diferença de horas entre os países.“

Toda essa estrutura de apoio, tanto em território nacional quanto em Tóquio, ocorre em meio a pandemia do coronavirus que têm levado autoridades a suspender eventos esportivos. La Porta admite que o cenário têm prejudicado atletas que não podem disputar competições que serviriam como treinamento e até classificação para os Jogos Olímpicos. Mas, mantendo contato permanente com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e com o comitê preparatório do Japão, o chefe da missão brasileira aposta na manutenção das Olimpíadas deste ano.

“A gente conta com a torcida de todos. Nossos atletas estão muito bem preparados e animados”, afirmou La Porta
“A gente conta com a torcida de todos. Nossos atletas estão muito bem preparados e animados”, afirmou La Porta - Divulgação/TV Brasil

“A sinalização deles é de absoluta tranquilidade da realização dos Jogos, com a data prevista começando em 24 de julho e terminando em 9 de agosto. A ideia é que o pico do problema já passou. Não estão trabalhando nem com medidas restritivas”, afirmou.

Novas modalidades olímpicas

Este ano, com a entrada de novas modalidades - surf, skate, escalada, karatê e o baiseball – a participação brasileira nos pódiuns pode ser ampliada. “Temos algumas modalidades que são contribuintes do quadro de medalhas. São aquelas modalidades que nunca falham com a gente - voleiball, vela, judô e natação.

Com a entrada do surf e do skate a gente deve ter mais duas modalidades acrescentadas à lista de modalidades contribuintes”, aposta..

 

A entrevista com La Porta foi gravada no Estádio Mané Garrincha, em Brasília
A entrevista com La Porta foi gravada no Estádio Mané Garrincha, em Brasília - ReproduçãoTV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 13/03/2020 - 16:00

Últimas

O que vem por aí