Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Espécie Humana

Dos mais antigos ancestrais até o Homo Sapiens

Jornada da Vida

No AR em 22/06/2012 - 22:30

Dos mais antigos ancestrais até o Homo SapiensO último episódio da série Jornada da Vida refaz o caminho da evolução da espécie humana. Desde os mais remotos ancestrais, passando pelos chimpanzés, pelo Homo Sapiens e chegando aos super humanos, em uma previsão futurista, o programa mostra todas as etapas da vida.

Há mais ou menos 5 milhões de anos, os ancestrais começaram a passar mais tempo no chão. Os chimpanzés desenvolveram um novo jeito de locomoção se apoiando sob a articulação das mãos. A espécie humana foi mais radical e começou a andar ereta, sob duas pernas. Esse foi o divisor de águas que separou os humanos do resto dos macacos.

Outro fator de diferenciação é o polegar humano, um instrumento preciso que permitiu a construção de ferramentas. Nessa nova etapa do processo evolutivo, os ancestrais tiveram que aprender a sobreviver na savana africana dominada pelos grandes felinos. A estratégia utilizada foi a formação de grupos, o que trouxe o início da vida em sociedade.

O cotidiano em bandos alimentava a competitividade que fez com que o cérebro humano se desenvolvesse cada fez mais rápido. Maiores cérebros demandavam maiores crânios e essa mudança afetou diretamente o tamanho do quadril feminino. Para possibilitar o parto, a natureza criou uma solução surpreendente. No momento em que nascemos nossos crânios não estão totalmente formados.

A viagem pela evolução termina com uma projeção sobre o futuro biológico. Cientistas preveem que, em 2020, será possível controlar todo o processo de envelhecimento. A teoria indica que as pessoas chegariam aos 200 anos com um visual ainda jovem.




Apresentação: Steve Leonard
Direção: Miles Barton
Produção executiva: Neil Nightingale
Produção: James Honeyborne, Tim Martin e Mark Flowers
Coprodução: BBC/Discovery Channel

Criado em 12/06/2012 - 14:15 e atualizado em 12/06/2012 - 16:37

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí