Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Voo

Programa mostra como os seres vivos alcançaram o céu

Jornada da Vida

No AR em 20/06/2012 - 22:30

Quetzalcoatlus, maior criatura a atingir os céusDesta vez, o desafio de Steve Leonard é mostrar a evolução do voo. Os animais espalharam-se pela terra há 500 milhões de anos, mas foi há menos de 100 milhões que a vida finalmente ganhou os céus. Apenas quatro tipos de animais alcançaram o milagre do voo e eles representam dois terços dos seres vivos atualmente.

O voo é um dos grandes avanços da evolução, que criou os mais bonitos e bem sucedidos seres vivos que já existiram ou existem. De uma série de acidentes durante esse processo surgiram quatro tipos de asas: a dos insetos, a dos pterossauros, a dos animais de penas e a dos morcegos.

O programa ainda utiliza tecnologias digitais para recriar a maior criatura a atingir os céus: o quetzalcoatlus, tipo de pterossauro com o tamanho de um pequeno avião (12 metros de extensão). Buscando pistas sobre sua evolução, os cientistas estudam alguns tipos de animais como a iguana e a lagartixa.

Após 150 milhões de anos, veio uma nova estrutura aerodinâmica: as penas. No entanto, na época em que surgiram elas não eram utilizadas para voar. Jornada da Vida traz o fóssil do pequeno dinossauro, do qual as aves herdaram suas penas, que as utilizava para manter o corpo aquecido. Graças a ele, existem hoje mais de 9 mil espécies de pássaros nos céus.

Além disso, o programa mostra o quarto tipo de voo: o dos morcegos. Essa família é descendente de um pequeno mamífero noturno que provavelmente vivia e caçava nas árvores. A teoria é que um dia esses ancestrais começaram a plainar utilizando a pele esticada entre seus braços da mesma forma que algumas espécies de esquilo.




Apresentação: Steve Leonard
Direção: Miles Barton
Produção executiva: Neil Nightingale
Produção: James Honeyborne, Tim Martin e Mark Flowers
Coprodução: BBC/Discovery Channel

Criado em 12/06/2012 - 13:58 e atualizado em 12/06/2012 - 15:46

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí