Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça Caruaru

Meu Pedaço do Brasil

No AR em 24/05/2020 - 18:30

Uma cidade culturalmente rica e diversa, capital do forró e casa do maior São João do mundo. Neste episódio, o  Meu Pedaço do Brasil apresenta Caruaru, a princesinha do agreste.

Localizada a 140 quilômetros de Recife, Caruaru é uma das maiores cidades do interior do Nordeste e é reconhecida por toda a expressão de sua cultura popular.

Segundo o Guinness Book, o livro dos recordes, é em Caruaru que acontece a maior festa de São João do mundo. Seus moradores vão além, e dizem que também é a melhor e mais diversa. As apresentações musicais são para todos os públicos.

Mestre Vitalino, consagrado ceramista popular, é um dos maiores artistas do Nordeste
Mestre Vitalino, consagrado ceramista popular, é um dos maiores artistas do Nordeste - Divulgação/TV Brasil

A festa tem também tradicionais nordestinas, como a dança das quadrilhas, os bacamarteiros, as bandas de pífano, o teatro de mamulengos, além, é claro, de muita comida típica.

E quem pensa que Caruaru é só festa junina tá enganado. A feira de Caruaru é prova disso. Uma das maiores feiras ao ar livre do mundo, ela é parada obrigatória para quem quer conhecer a cidade. Como cantou Luiz Gonzaga, “A feira de Caruaru, faz gosto da gente ver, de tudo que há no mundo, nela tem pra vender.”

O programa ainda vai ao Alto do Moura, conhecer a Casa Museu Mestre Vitalino, local onde o mestre nasceu, e onde hoje funciona um museu que conserva seu acervo e memória, além de exibir as esculturas de barro e mostrar todo o processo de fabricação e a estética de Vitalino que serviram de inspiração para muitos escultores e artesãos da região.

O episódio termina no Morro do Bom Jesus, o ponto mais alto da cidade, que abriga a Igreja de Santa Luzia, e de onde se tem uma vista panorâmica deste pedaço do nordeste que respira cultura popular.

Episódio produzido em parceria com a TVU RN.

Conjunto de pífanos instrumental é uma tradição musical do Nordeste
Conjunto de pífanos instrumental é uma tradição musical do Nordeste - Divulgação/TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 22/05/2020 - 17:35

Últimas

O que vem por aí