Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Alcione e Leci Brandão

Artistas com carreiras distintas, unidas pelo samba e pela Mangueira

Musicograma

No AR em 30/08/2013 - 22:30

Cantora e compositora Leci BrandãoAlcione nasceu no Maranhão e Leci Brandão no Rio de Janeiro. Alcione foi educada musicalmente pelo pai, mestre da banda da Polícia Militar de São Luís, e sua paixão pelo clarinete vem daí. Leci passou a infância em Vila Isabel, onde cresceu ouvindo os baticuns do samba.

O Musicograma destaca duas artistas com carreiras tão diferentes, mas unidas por duas paixões comuns: o samba e, a maior delas, a Mangueira. Leci ostenta o mérito de ser a primeira mulher a fazer parte da ala de compositores da Estação Primeira da Mangueira. Sua entrada no mundo do samba fez com que conhecesse a vida das comunidades que movimentam o mercado do carnaval, um dos maiores do showbizz. É neste universo onde convivem sonhos e tragédias que Leci busca inspiração para sua música. Também foi a partir dali que adquiriu a visão crítica e a consciência política, marcas do seu trabalho como artista e cidadã.

A mesma consciência cidadã levou Alcione à Estação Primeira, quando idealizou o projeto Mangueira do Amanhã, uma escola mirim que estimula os pequenos mangueirenses a sonharem e construir um mundo melhor através do permanente contato com as raízes e tradições do samba. Hoje, Alcione vive a dupla emoção de comemorar 40 anos de carreira e o aniversário do projeto que, há 25 anos, ensina que samba também se aprende na escola.





Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 25/05/2012 - 19:27 e atualizado em 26/08/2013 - 18:41

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí