Etno, world music, jazz fusion são rótulos com que a música de Renato Borghetti é conhecida na Europa, onde a tradição e a sonoridade dos instrumentos de fole é tão respeitada quanto apreciada. Isto faz com que o gaúcho seja um dos instrumentistas com maior trânsito no continente.
Para entender isto é preciso voltar à sua infância na cidade de Barra do Ribeiro onde foi educado pelo pai Rodi, observando os fundamentos do Centro de Tradições Gaúchas. Entre as lições ficou a prática mais preciosa, de que vida e arte são inseparáveis.
A consciência desses valores é que determina as viagens de Borghetti pelo mundo onde, não importam os rótulos que deem à sua música, ele se mantém fiel à capacidade que gêneros gaúchos como o vanerão, o xote, a milonga e o chamamé possuem de dialogar com a música mundial.
Atualmente, trabalhando o CD “Andanças Live in Bruxelas”, lançado em 2012; comemorando a instalação do Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música em Barra do Ribeiro e a formação de 120 crianças e jovens músicos-artesãos na sua Fábrica de Gaiteiros, Renato Borghetti avalia as vantagens de nunca ter sido um “desgarrado do pago”.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.